Soluções para o fone de ouvido funcionar no Linux Mint

Calma, no meio dessas duas linhas?

Captura de tela de 2021-02-08 23-50-07

1 curtida

Yup. Certifica que no pavucontrol está selecionado o phones de ouvido.

1 curtida

Depois que eu fiz isso tudo, a configuração “fones de ouvido” e o resto, sumiu.

1 curtida

:joy: onde está o .fail troca para .nofail e roda o comando pulseaudio -k denovo. Mas antes disso, talvez precise reiniciar a máquina para puxar os novos modulos.

1 curtida

Okay, vou fazer aqui, obrigada, volto em instantes com novos resultados.

2 curtidas

Okay…

Até o momento, deu nisso: se eu colocar “fones de ouvido” ou alterar para “saída de linha (plugged in)” o resultado é quase o mesmo. Nas duas opções, o som sai no fone de ouvido e na caixa ao mesmo tempo, e não em só um.

Edit: vou continuar dando uma conferida.

Edit1: mesmo resultado. Colocando na porta “Fones de ouvido” o som sai nos dois lugares. Colocando em “Saída de linha (plugged in)” é a mesma coisa, porém, na caixa de som é mais alta. Eu mexendo aqui (não sei como que eu fiz), consegui desativar o fone de ouvido e deixar só a caixa de som. Não consegui ter o efeito que eu precisava (do fone reproduzir independente da caixa de som). Não vou me importar se o som for reproduzido na caixa de som e no fone de ouvido quando eu só quiser escutar pela caixa de som. Mas quando escuto pelo fone de ouvido, o som também sai na caixa de som, o que atrapalha pra caramba. Eu precisava de mutar a caixa de som quando eu quisesse usar o fone de ouvido apenas.

Edit2: É como se o som quisesse sair apenas para o fone de ouvido, quando eu seleciono a porta “fones de ouvido”, mas o hardware mandasse ele também para a caixa de som. Sei lá, parece que tipo… o sistema não consegue identificar qual é a entrada P2 frontal e a traseira, e manda o áudio nas duas.

Edit3: O site não deixa eu responder mais, preciso aguardar 21 horas, não sei por qual motivo. Amanhã eu volto aqui.

2 curtidas

Estou aqui estudando o caso um pouco mais. Com os dados que você informou usando os comandos queo @dev_null passou e oque está no default.pa oque precisamos entender é a lógica do hardware tentando split o os sons ou pelo menos mutar o externo no perfil phone de ouvido. Talvez isso possa nos ajudar mas se puder, qual o modelo do seu computador?

2 curtidas

OK, desculpe a demora.

Se Nada disso resolver, você pose tentar desinstalar o pulseaudio.

O audio no Linux funciona assim: tem o ALSA e o PA rodando em cima do Alsa. O que acontece é que as vezes o PA tem algumas incompatibilidades aqui ou ali e FICA bugado…

2 curtidas

É uma regra triste mas serve para evitar que novos usuários robos fiquem spaming o fórum. Mas ela deveria ser mais flexível… Eu estou formulando uma sugestão para isso ser diferente. Tenta a sugestão de desinstalar o pulseaudio e qualquer coisa se quiser, tem o Discord do Diolinux. Você consegue acessar ele linkando o canal do youtube dele pelo próprio discord. Mas estaremos aqui também, então desejo boa noite e até amanha :pray:t2:

1 curtida

Por acaso o fone de ouvido é conectado diretamente na caixa de som, ou o fone de ouvido é conectado diretamente no plug da placa de som?

Fone de ouvido e caixa de som vão em saídas separadas da placa mãe.

@RuKsu voltei, depois de uns 2 dias eu acho. Deu uma queda de internet aqui, foi mal :frowning:

Mayla, sem problemas :smile: Poxa, ficar sem internet por dias para mim é um sofrimento viu :grimacing:

Vamos seguir a sugestão do @dev_null em desisntalar o pulseaudio para ver. Isto que ele citou é oque pode estar acontecendo, o ALSA e o PA estão “comandando” ao mesmo tempo o áudio do seu computador, é mais ou menos que tentar escutar 2 músicas iguais mas em players diferentes, vai ficar “ecoando”.

No terminal execute o segunte comando:
sudo apt-get remove --purge pulseaudio

Reinicia o computador e faça os testes.

Ao remover o pulseaudio, o linux mint é incapaz de iniciar. Me dá o erro "unable to launch "cinnamon-session-cinnamon" X session --- "cinnamon-session-cinnamon" not found; falling back to default"

Através do fórum do próprio linux mint (unable to launch "cinnamon-session-cinnamon" X session --- "cinnamon-session-cinnamon" not found; falling back to defaul - Linux Mint Forums), consigo resolver instalando o nemo e o cinnamon novamente, via apt, mas aí, instala o pulseaudio novamente, pelo o que vi no próprio terminal. O erro só acontece quando o pulseaudio tá faltando, até hoje eu vi.

meta pacotes…

Com o fone conectado.
Executa estes comandos no terminal:

sudo rm -rf /etc/asound.conf
rm ~/.pulse-cookie

Reinicia a máquina e faz os testes.

Executei o primeiro comando com sucesso, mas o rm ~/.pulse-cookie me dá a seguinte saída:

rm: não foi possível remover '/home/mayla99654/.pulse-cookie': Arquivo ou diretório inexistente

Diz que é inexistente e não pode remover. Tentei dar uma olhada no próprio diretório, no gerenciador de arquivos, e ele não existe mesmo. Vou reiniciar a máquina, em seguida, volto com mais notícias.

Nessa janela do pavucontrol:

Em "Porta: " consigo selecionar entre “Fones de ouvido” e “Saída de linha (plugged in)”. Ao colocar em “Fones de ouvido”, o som sai no fone de ouvido e na caixa de som ao mesmo tempo. Ao colocar em “Saída de linha (plugged in)” o som sai apenas na caixa de som. Se for possível eu habilitar “Saída de linha (plugged in)” e o som saísse APENAS na caixa de som, estaria ótimo, bem como se eu habilitasse o “Fones de ouvido” e o som saísse APENAS no fone de ouvido. Eu não uso duas portas P2 ao mesmo tempo.

Houve uma melhora: antes, as duas portas (Fones de ouvido e saída de linha) estavam reproduzindo o som nos dois ao mesmo tempo, agora, eu consigo deixar apenas a caixa de som funcionando independente do fone de ouvido com a opção “Saída de linha (plugged in)”, mas o objetivo é deixar com que o som se reproduza através do fone de ouvido independente da caixa de som, como já expliquei anteriormente (só reforçando mesmo).

1 curtida

Alright, vamos criar um state tentando contornar o problema.

No terminal execute os seguintes comandos:
touch ~/.config/asound.state
alsactl --file ~/.config/asound.state store
touch ~/.config/autostart/alsarestore.desktop
xed ~/.config/autostart/alsarestore.desktop

Então irá abrir o bloco de notas e você cola os seguintes comandos:

[Desktop Entry]
Type=Application
Terminal=false
Name=alsarestore
Exec=bash -c "sleep 5 && /usr/sbin/alsactl --file ~/.config/asound.state restore"

Salva e reinicia o computador, faça os testes.

Mesma coisa aqui, @RuKsu.

:sweat_smile:

Sabe o arquivo “default.pa” como ele estaria no momento? Ah invez de usar o xed, se puder, copia e cola a informação que aparecer usando o “nano”, os comentários ficam mais explícitos :smile:. Isso se o Mint tiver o Nano instalado.

nano admin:///etc/pulse/default.pa