(SOLUCIONADO)Particionar SSD

Boa noite galera.
Pode parecer meio idiota, mais o particionamento abaixo funcionaria?

1º SSD - 240 GB
100mb /efi
4GB swap
30Gb /
205GB /home

2º SSD - 240 GB
240GB /home

É que eu possuo esses dois SSD’s e gostaria de usar em uma nova maquina. Só que me veio a dúvida de que se eu dividir o /home entre dois SSD’s funcionaria.
O sistema será o Arch Linux

Grato de antemão.

1 curtida

Isso poderia funcionar, mas você precisaria usar uma técnica chamada LVM para uma pasta representar duas partições.

Eu particularmente não sei como fazer, mas tem na Wiki do Arch (inclusive em português).

Outra possibilidade: Quando eu tive um problema parecido (não podia criar uma home gigante porque tinha desfeito o dualboot do Windows e tinha uma partição D: com muitos arquivos importantes no meio), eu simplesmente criei uma pasta /arquivos e apontei o antigo D: do Windows pra ela.

2 curtidas

Isso não vai funcionar. Como o cape disse você precisa criar 1 partição lógica com 2 físicas, e esse trabalho é feito com o lvm

Entendi.
Farei como vocẽ disse, criarei uma partição chamada "/biblioteca " usando toda a capacidade do 2º SSD;

Obrigado a todos por sanar minha dúvida.

1 curtida

Olá @WArmond, tudo beleza?

Não recomendo deixar essa partição tão pequena assim, você irá ter problemas na primeira atualização de kernel que fizer porque não haverá espaço suficiente em disco para guardar as imagens de backup - a menos que você saiba exatamente o que está fazendo recomendo deixar no mínimo 512MB para essa partição.

Neste link da Arch Wiki consta a recomendação dos 512MB.

:vulcan_salute:

Apesar de recomendarem 512 eu mesmo não uso. Uso 50 MB desde que coloquei o Arch a mais de 4 meses. O Sistema está super atualizado e tenho espaço de sobra no /efi. Após algumas mudanças na instalação do Arch tornou-se dispensável o /boot/efi. Vc precisa criar somente o /efi (no meu caso devido a arranque de inicialização em modo UEFI). Automaticamente o sistema coloca a pasta /boot dentro da pasta raíz /. E neste caso não há necessidade de definir tamanho para o /boot. Exceto claro se escolher-se criar uma partição separada para /boot, ou no caso da instalação ser em modo Legacy. Veja a imagem.

1 curtida

Uma das possibilidades era “você saber exatamente o que estava fazendo” :wink:

:vulcan_salute:

Além da opção LVM também é possível usar sistemas de arquivos BTRFS em raid 0. Ele vai funcionar como uma única e grande partição, porém se houver falha de qualquer um dos SSD você poderá perder todos os dados.

Eu particularmente uso a opção de criar uma nova partição e montar em outro diretório. Criei o ponto de montagem /SSD2/, nele criei pastas para cada um dos usuários, acertei as permissões e na pasta do usuário criei um link para o essa outra partição. Está preparado para funcionar, mas no final apenas movi as VM’s para esse ssd e já liberou espaço suficiente para manter apenas um diretório home principal. Verifique qual a necessidade de grandes armazenamentos e veja se é possível uma solução semelhante.