Solução para Boot Manager, Partition Manager e Drive Imaging open source

Olá pessoal!

Alguém aqui conhece/usa a suite TeraByte Unlimited? Acho bastante útil e bem completo, pois tem muita funcionalidade.
Vou tentar resumir aqui o que fazíamos com ele em uma empresa que trabalhei:
Suponhamos que existam três SOs instalados na máquina. O BootIT como gerenciador de boot permite criar uma senha para acessar o “Manager” dele. Onde é possível criar usuários e senhas, editar configurações gerais, criar e restaurar backups de discos e partições, gerenciar partições e criar menus de boot para cada usuário. Além de poder colocar senha para cada opção de boot.
Dessa forma, pode-se, por exemplo, direcionar o Usuário A para dar boot apenas no SO da 1ª partição, o Usuário B dar boot apenas no SO da 2ª partição e o Usuário C dar boot apenas no SO da 3ª partição, ocultando inclusive as outas partições do sistema que foi iniciado. E ainda ter um usuário como admin que pode iniciar qualquer um dos sistemas ou acessar o Manager. Ou simplesmente deixar todas as opções em um único menu de boot, mas cada um com uma senha distinta onde somente o usuário correspondente ao sistema sabe e pode acessar. Esta seria a ideia, mas geralmente só funciona de boa com Windows, já que conseguíamos fazer tudo isso antes.

Link do site oficial: https://www.terabyteunlimited.com/index.htm

A questão é que a suite é paga. E antes de pensar em comprar quis testar as ferramentas em VMs para ver se atenderia às necessidades do que preciso já que venho cada vez mais adentrando no mundo linux e pretendo passar isso adiante, inclusive. E infelizmente, não é muito compatível com algumas distros linux. Com o Ubuntu até consegui fazer dar certo dando alguns rodeios. Mas com o Arch, por exemplo, não consegui.

Observação: Caso alguém aqui queira testar, é possível usar por 30 dias gratuitamente (ao menos a iso que baixei há algum tempo). E as funções de backup/restauração não funcionam na versão de teste. Mas usávamos de boa com a versão paga antes.

Gostaria de saber se alguém aqui conhece algo similar a isto que funcione de boa no mundo linux. Poderia até ser uma espécie de mini linux mas que fosse possível implementar tais funcionalidades.

Acrescentando deltalhes ao tópico que tinha esquecido antes:
Na própria documentação do BootIT encontrei uma maneira e fazer, mas só consegui com o Ubuntu 18.04 e o Ubuntu Server 18.04.2. Porque somente neles consegui realizar os passos indicados pela Terabyte para funcionar com o linux que são os seguintes.

1. Instalar o BootIT no disco
  2. Criar as partições para o linux pelo Manager do BootIT (sem partição de boot separada) e adicioná-las ao menu de boot dele
  3. Tentar iniciar o Sistema (que não existe ainda) apenas para que as partições sejam adicionadas ao setor de boot
  4. Realizar a instalação do Ubuntu. Se necessario, pode-se apagar as partições e recriá-las, mas deixando tudo como havia sido criado no BootIT.
  5. O passo fundamental: instalar o Grub na partição raiz do sistema (/dev/sdaX) e não no setor de inicialização do disoco (/dev/sda), tomando como exemplo a instalação no disoc /dev/sda.

Acredito que a questão para compatibilidade com linux seria conseguir instalar o Grub na raiz do sistema independente da distro. Me pergunto se haveria alguma forma de modificar o Grub para a raiz após a instalação (no caso de distros que não dão a opção de escolher isso durante a instalação). Ou realizar toda a instalação do sistema mas não instalar o Grup em casos como este, e depis fazar a instalação dele de forma independente (até por meio de outra mídia, se necessário) na raiz.
Acho que se for possível fazer algo deste tipo, seria problema resolvido.

Agradeço a atenção e colaboração de todos!

2 curtidas

Lembrei de programas como o GAG e o XOSL, que hoje fazem parte do passado, basicamente. Dei uma olhada nos manuais dos programas da TeraByte e parecem ser bem interessantes. Eu acho que já brinquei com esse BootIt no passado e acabei preferindo o GAG e o XOSL por serem livres, mas naquela época não existia EFI e as coisas eram mais simples. Infelizmente, não tenho como recomendar o GAG e o XOSL hoje em dia.

Enfim, imagino que, por ser pago, a TeraByte forneça suporte técnico e, pela própria natureza aberta do Linux, não deveria ser difícil de fazer funcionar bem. Eu entendi os casos de utilização que você deu, mas não consegui encaixá-los no Linux.

Soluções de clonagem, geração de imagem etc, nós também temos no Linux. Vide Clonezilla, que reúne várias delas e possui um sistema de menus que facilita sua utilização.

Finalmente, o GRUB também tem a capacidade de trabalhar com senhas e manipulação de partições, mas ele não vai fazer isso com uma interface bonitinha, infelizmente. Você precisaria ajustar os arquivos de configuração e, então, o GRUB atuaria nos bastidores a partir das opções selecionadas no menu. O manual tem alguns exemplos. Uma alternativa poderia ser o OSL2000, que milagrosamente ainda parece ser mantido e suportar o Windows 10, mas ele continua tão mal documentado hoje quanto era no passado (o site é horrível).

1 curtida

Opa… Valeu por responder @knimer! Vou verificar suas dicas sobre o manual do grub assim que tiver um tempinho aqui e depois retorno com o feedback.
A suite Terabyte é muito boa mesmo. são muitas funcionalidades mesmo.
Lembrei de um outro detalhe importante de como consegui com uma versão do Ubuntu e vou colocar os detalhes na descrição do tópico para ver se juntos (comunidade Diolunux), conseguimos encontrar uma solução.