Solar OS - O quão fictício é esse sistema operacional?

Acredito que boa parte dos usuários aqui já tenham assistido o filme Tron Legacy. A princípio resolvi assistir outra vez, já que a ultima vez que eu tinha assistido, foram anos atrás. Só que aí me deparei com uma coisa. Essa cena aqui que aparece no filme. Dá para perceber que tem o top rodando naquela janela do fundo, com alguns Gigabytes de RAM (e mais ainda de swap) e alguns processos familiares, tipo o Xorg. Vários dos comandos usados pelo personagem também são comandos reais. Mas aí fica a pergunta. Esse Solar OS existe mesmo? O mais próximo que eu consigo lembrar é o Solaris.

Pensei em colocar na categoria #EuViLinux mas não achei que se encaixaria, já que o tópico é um filme.

3 Curtidas

101% de certeza, que esse sistema não existe!

Abaixo das mãos, deve ter um chroma key… E no acabamento, é colocado um cenário (o desenho na mesa c/ xícara e as janelas de um sistema operacional fictício).

Qdo a ter processos reais; isso depende da criatividade do pessoal do filme… Colocar detalhes realmente reais (aí devem ter se baseado em alguma distro Linux… Oracle Solaris?).

2 Curtidas

Esses sistemas de filmes geralmente são puramente conceituais ou são sistemas que existem com um tema por cima, ou ainda são tecnologias experimentais, um exemplo disso é aquela novela “Geração Brasil” que usou e abusou de tecnologias que eram protótipo na época como celulares dobráveis e assistentes pessoais (alá Google Home), respondendo a sua pergunta agora PARECE ser o WindowMaker com Xapps rodando por cima olha:

Não achei um print rodando os mesmos programas nem o tema usado, mas pelo que vi é possível deixar quase a mesma coisa

Se você quiser conferir as distro existente ou tirar duvidas so elas, esse site é muito bom https://distrowatch.com/