Software para aula redes (PacketTracer e PuTTy)

#1

Vou começar aulas práticas de redes de computadores e o professor sugeriu instalar TeraTerm ou PuTTy, é possivel usar o terminal linux para essas configurações?

0 Likes

#2

Sim, você pode substituir para maioria das funções esses dois programas pelo terminal Linux. Dependendo do que você for fazer talvez você tenha que instalar algum software que não venha por padrão. Caso você esteja tendo muita dificuldade em descobrir como fazer as coisas direto no terminal Linux, você pode instalar o putty no Linux com facilidade. Quanto ao TeraTerm não sei se existe para Linux. Tente pesquisar como fazer a função específica que será usada nesses programas no terminal Linux. Por exemplo, conexão ssh, conexão telnet, conexão serial, etc.

0 Likes

#3

Nós vamos usar o PuTTy ou o TeraTerm para configuração de redes, pingar computadores na mesma rede, etc…

0 Likes

#4

O putty você substitui pelo ssh ( ssh(1): OpenSSH SSH client - Linux man page) e o packet tracer pelo tcpdump Manpage of TCPDUMP)

0 Likes

#5

Respondi outro tópico aqui no Diolinux Plus e deve ter servir perfeitamente.
Provavelmente, esses programas, sugeridos nas aulas de redes, servirão para conectarem a switches gerenciáveis via serial. No linux, o minicom é a melhor escolha para essa tarefa.
Pode ser também que durante as aulas vcs tenham q se conectar remotamente a um switch e, nesse caso, como mencionado acima, pode usar tranquilamente o ssh num terminal qualquer.

0 Likes

#6

por enquanto só ainda configuramos os switches e os ips dos pcs, para dar pings entre diferentes computadores

0 Likes

#7

Então, provavelmente, minicom e ssh serão mais que suficiente.

0 Likes