Software legado nas empresas de tecnologia no Brasil

Olá, estou fazendo faculdade na área de tecnologia e, já que eu não tenho nenhuma experiencia de mercado, gostaria de saber de vocês se as empresas ainda utilizam muitos softwares legados por aí.
Por exemplo, o uso de tecnologias como Node.js ainda é muito pequeno?
Lá na faculdade nós usamos o Apache Tomcath com Java pra fazer alguns sites… Esse tipo de tecnologia ainda é muito utilizada?

1 curtida

Olá @GabrielRSep tudo beleza?

Existe muito software e hardware legado no mercado brasileiro em diversos níveis, a justificativa mais comum que você vai encontrar para isso é o custo. Já trabalhei em uma empresa que usava um sistema de armazenamento de alto volume de dados do tipo NAS que estava em operação por quase 15 anos e a solução só foi abandonada quando tornou-se realmente impossível mantê-la funcionando.

Custo para substituí-la? Na época (isso foi há uns 8 anos atrás) ficou perto de U$100 mil. :wink:

Outro ponto comum é “a falta de recursos” para investir na melhoria de coisas que já estão funcionando, já passei por essa situação em diversas empresas em que eu trabalhei. Muitas vezes falta a visão para enxergar a economia à longo prazo.

:vulcan_salute:

1 curtida

Cara, é impressionante o que a gente vê por aí. Desenvolvedores (na real, programadores se for usar o termo da época :smile:) em COBOL são contratados a peso de ouro, em especial na área financeira afim de manter soluções desenvolvidas a 50 ou 60 anos atrás. O custo de redesenvolvimento destes sistemas é praticamente proibitivo, ainda que existam linguagens e métodos com performances extraodinariamente melhores hoje em dia.

Eu tive experiência de trabalhar na Dataprev. O sistema que faz a arrecadação previdenciária ainda roda num grande porte (mainframe) da Unisys, salvo engano, desde a década de 70. é o tipo de coisa que está funcionando tão bem que ninguém tem coragem de meter a mão, com medo de estragar. Cansei de instalar o infâme SCO Unix em unidades do INSS. aquilo era um pesadelo.

2 curtidas

Na empresa onde trabalho ainda temos software legado em Delphi, e até ano passado tínhamos em cobol ainda kkkk, e esse ano vamos lançar um PWA com backend Java Spring e frontend Vue.js, então aqui onde trabalho ainda vamos ter software legado um bom tempo.

Outra coisa, se pegar grandes empresa como a Totvs, ainda tem muito software legado, eles simplesmente mantem o legado e fazem APIs em cima desses softwares.

Vou ressuscitar este post…
Tem muita coisa legada na dataprev?
Vai ver isso explica porque o app que os caras fizeram pra o recebimento do auxílio emergencial é RIDÍCULO!

Rapaz, eu trabalhei lá de 2002 a 2007. Nesse meio tempo eu era obrigado a instalar máquinas da procommp com um certo hardware específico para rodarem SCO Unix versão 5 com uma determinada configuração para o sistema de arrecadação em cada agência. O pagamento de benefícios é feito com um grande porte unisys da década de 70, mas até aí tudo bem, ninguém consegue migrar aquilo lá e não é a toa que até hoje os bancos tem demanda por programador COBOL. Enfim, sim, tem bastante legado. Até a data que saí de lá eles ainda usavam uma rede NT4.0 com Outlook 5.5 e uns 50 ou 60 mil objetos de rede nesse domínio. Nem a microsoft queria dar suporte, não importa o quanto pagassemos.

Isso em parte se deve a uma forma de protesto contra as demissões e a futura privatização.

Estão enrolando o máximo possível com as consultas, para, na hora da reclamação, alegarem que parte da culpa se deve a redução do quadro de funcionários.

Mas tenho q admitir que é injusto simplificar a apenas essa questão, pois, como disse o @rberlim, ter que lhe dar com programas e soluções legadas, é complicado.

Tem coisas legadas que você não mexe porque funciona. O Banco do Brasil por exemplo, usa muita aplicação em emulação de terminal até hoje. E se você pergunta pro pessoal que sobrou em caixa e gerência, a maioria prefere mexer na solução antiga em terminal do que utilizar a versão web do sistema. Isso explica também a grande demanda por programadores COBOL, por exemplo.

https://towardsdatascience.com/forget-about-python-learn-cobol-and-become-a-crisis-hero-7f15e75ff377

2 curtidas

A solução em terminal é muito melhor, mais rápida e ainda pode ser automatizada.

1 curtida