Sobre uso da distribuição Gnome OS

Alguém sabe como instalar recursos via terminal na distribuição Gnome OS? Eu tentei usar os comando ostree, dpkg, gpkg, yum, dnf, apt, e nenhum deles funciona, só consegui instalar o Gimp e o Firefox por meio do flatpak install…

Só com Flatpak.

1 curtida

Olá @valadao.daniel85 tudo beleza?

Não ficou claro se você instalou só para testar ou se você pretende usá-lo como sistema padrão.

Você até pode utilizar o Gnome OS em uma máquina de produção, mas realmente você não deveria.

Este sistema não tem como objetivo ser usado no dia a dia. E se você encontrar problemas, provavelmente não receberá muita ajuda dos mantenedores.

Quanto aos programas, realmente, apenas os flatpaks estão disponíveis.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Eu instalei ele para testar ontem via Gnome Boxes, baixei a versão com Gnome 40 somente para teste em maquina virtual, para conhecer essa distribuição com Gnome Vanilla, e tentei usar comandos para atualizar o sistema ou instalar aplicativos via terminal, e o único que consegui usar foi o sudo flatpak install, não consegui usar o ostree, e nem nenhum outros tipo de sistema de instalação e atualização. Sendo que eu desisti, e desinstalei, vou testar o Fedora com Gnome 40, que pelo menos os comandos que eu dou funcionam…

Sim

É exatamente assim, na verdade, a ideia é que você use a GNOME Software pra fazer isso

É porque como tá no site, a versão atual é pra testar o ecossistema GNOME, quando tiver uma atualização do sistema ou de um app a ideia é que apareça na GNOME Software, o uso do terminal é habilitado pra testar o GNOME Terminal


Resumo de tudo: tudo que vc faz no sistema é pra testar alguma ferramenta do GNOME