Sobre uma questão do OpenGL, Xorg e GPUs Nvidia

Há tempos que venho com um problema: todo jogo que abria, ou toda aplicação do 3D dentro de qualquer ambiente (gnome, xfce, kde, you name it) ela rodava e ficava dando umas engasgadas ritimadas, dando aqueles travadinhas de três bem rapidinho um após o outro, depois ficava liso até entrar no próximo ciclo de travamento. O espaço entre esses cíclos era pequeno, inclusive, e então era perfeitamente perceptível o efeito de stutter. E já havia procurado em todo lugar sobre o que poderia estar ocasionando esse problema. Tudo sem sucesso.

Hoje procurei sobre a bios da minha placa, e atualizei para a mais recente, pois estava na F2. Reloguei e fiz uns testes no KDE, e já estava funcionando bem. Mas como eu sei que o KDE da uma ajuda, coloquei no Gnome, que era onde eu queria estar. E funcionou perfeitamente! Estou no OpenSUSE com Gnome agora e tá tudo rodando perfeito, sem hiccup. : )

3 Curtidas

Então qual é a questão?

Passei dias procurando essa solução, hora achava que era a DE, depois aprendi sobre compositores, hora eu achava que era placa de vídeo e quase cheguei a trocar ela por uma AMD, mas depois não consegui vender, e aí resolvi fazer essa atualização de bios. Funciona agora perfeitamente.

E então, qual é a questão? Desculpe, ainda não entendi.

Bom, talvez eu tenha errado no título, mas é mais uma informação que quis deixar, por que já tou a tempos com esse problema. E se pra alguém tiver esse mesmo problema, pode tentar a solução aqui deixada.

A minha placa mãe é uma Aorus B360m gaming 3, e ao fazer o update da bios, aqueles stutters sumiram das aplicações opengl com a placa dedicada. Estou também no OpenSUSE, mas isso eu acho que não importa tanto.

1 Curtida

Bacana que você conseguiu achar uma solução. E que problema estranho!

Não fazia sentido o meu funcionar normalmente enquanto você tinha esses problemas, já que usamos praticamente a mesma placa de vídeo.

Que placa dedicada é esse?
CPU?

@KairanD na verdade, essa “solução” só ficou legal no OpenSUSE, e agora estou no Fedora e encontro ainda alguns stutters. Esse problema não vai embora, cara. Por isso que eu queria testar a nova shell, pois quem sabe o novo mutter que vem junto (assuming a new mutter comes with it) poderia funcionar melhor. Mas sei lá, nesse ponto, só quero vender a placa e pegar uma da AMD e esquecer isso tudo. Não iria nem precisar instalar driver nenhum quando hopasse de sistema. Seria ótimo.

@aguamole Não entendi bem a pergunta, mas estou usando uma nvidia gtx 1080. A placa integrada que tenho é a intel hd 530.

@Secret.Fox Então parece que algo na distro pode interferir. Já tentou o Ubuntu? Eu uso o 20.10.

@KairanD Bom, foi um processo longo então eu vou resumir. Eu já usei uma infinidade de Distros e DEs, e hora o problema some, hora ele aparece, hora fica intermitente. É muito esquisito, nunca vi isso nem tive esse problema com outra GPU da série 10, que foi a 1050. Pelo menos até onde eu lembro, tinha ela no notebook, era uma GPU dedicada. Engraçado, com ela eu não tinha problema. Talvez vender o note foi mal negócio, haha. Mas enfim, isso só acontece comigo nessa máquina, e eu não tenho ideia do por que. Já imaginei que pudesse ser a placa mãe, mas não tenho ideia do por que seria uma vez que o problema só acontece no Linux. Isso não ocorre no Win de jeito nenhum. Já tentei de absolutamente tudo, todas as combinações possíveis, o problema é sempre o mesmo. Até o x-desktop padrão, aquele minimal, já usei e o problema foi o mesmo. O problema é o driver da nvidia com aplicações opengl, já que o mesmo problema não ocorre usando vulkan (nos poucos jogos que já joguei que usam vulkan).

O que muda de uma distro para outra são os pacotes serem mais recentes, inclusive da shell do gnome. Que eu saiba, no 20.10 é o pacote 3.38.1, enquanto no Fedora e no OpenSUSE já vi 3.38.3. Isso já diz muito, mas tem também os númerozinhos menores de versão de cada 3.38.3, e quando você usa uma rolling release, eles mudam frequentemente. Pode ser que foi numa dessas, mais atualizadas, que o problema meio que sumiu. Pode ter mais coisa envolvida, mas eu sou bem leigo no assunto, então estou dizendo que seja a gpu e com o driver proprietário por que é isso que eu consigo ver. E especifcamente a minha GPU, já que nunca vi ninguém com o mesmo problema. É sério, já pesquisei na net, e não aparece nada a respeito. Parece ser uma coisa do meu sistema. Não quero mais utilizar nvidia, só se me tornar necessário, então a saída para mim será uma placa AMD. Mas eu também não tenho 10000% de certeza que os problemas vão sumir, daí, então sei lá. Apenas acho que sumirão, e até estou seguro, simplesmente por não ser nvidia. Mas isso, só fazendo pra saber. Vai que o problema é a minha máquina?

Acaso souber de algo, a minha placa-mãe é uma aorus b360m gaming 3.

edit: eu falo das questões dos pacotes por que eu tive o mesmo problema, e ficou pior, no Pop 20.10. O open é bem rolling release, e lá foi o melhor resultado (em Gnome, em Cinnamon ficou a mesma coisa ou pior. No Pop também, taquei um Cinnamon só pra desgosto mesmo xP).

edit #2: acabei de testar o shell 40; o problema persiste :confused: (é um beta, mas né. tá mais presente que no 3.38 ://)

No Ubuntu isso acontece.
Como eu não sou mais muito chegado a jogos, instalei um que não precisava de steam nem toda a parafernalha. Foi um tal de TORCS. Instalei só para testar esse troço aí. Minha placa de vídeo é bem antiga.

Pois não é que lá pelas tantas começa a travar, passa um bom tempo e depois volta tudo ao normal ?

E o processo se repete depois. Fica um bom tempo normal, um tempo travando, um bom tempo normal, outro tempo travando, etc etc etc.

Parece que alguma coisa é iniciada (garbage collector, ou algo de gênero) e o troço pega.

Isso não acontece aqui. Nem no meu desktop (GTX 1070Ti) e nem no meu notebook (GT 740M).

A única coisa que já me causou problemas de stutter foi o Discord. A extensão App Indicators combinada com o Discord, na verdade. Desativar a extensão resolveu.

É muito, mas muito estranho. Estou fazendo uma instalação do Debian pra ver se muda algo, mas não tenho muita esperança. O problema antes era ritimado, o stutter aparece em um rítimo específico e definido, agora tem um ritimo mais esparso. Enfim. Isso não acontece com o driver nouveau, que agora está funcionando legal com meu monitor 144hz. Antes, a resolução ficava bugada.

O problema é que o desempenho do Nouveau é péssimo. Não serve para jogos.

1 Curtida

Isso de fato, de maneira alguma.

No momento, existe uma solução. Se o jogo oferecer um vsync, desative o do painel nvidia-settings e utilize aquilo, ou deixe o vsync em off e a placa trabalhando que nem doido. Pode surgir tearing? Pode, mas o stutter some.

Ou mude pro time vermelho.

Bem, eis a diferença. Eu nunca forço configurações globais pelo painel de controle da Nvidia. As únicas coisas que ativei por lá foram o Composition Pipeline e o G-Sync. Sempre configuro apenas no próprio jogo.

Há alguma razão em especial para você forçar essas configurações globais? Pois provavelmente é isso que está causando conflitos…

Se eu não faço isso, as animações de desktop e os vídeos no Youtube ficam com tearing, e não dá certo usar o Pipeline por que ele interfere nos jogos. Ou seja, vai jogar, desliga o pipeline; vai usar o pc normal, tem que ligar de novo. Cansa, só tinha que funcionar e pronto.

Por essas e outras, e após ver no Yt que as placas AMD funcionam de boa no Gnome shell, estou seriamente pensando em adquirir uma placa AMD quando for possível. Estou tentando, mas os preços estão de matar.

Vou colocar esse post separado pois é um assunto diferente.

Estou no OpenSUSE novamente, e o problema é apenas com qualquer aplicação que tenha que usar o Vsync do painel, por não ter opção de vsync próprio. Desligar o vsync no painel causa tearing nos vídeos do yt, mas deixa que os games que possuem vsync próprio funcionem de maneira decente. Não sei como é a questão com emuladores como o Dolphin, e não tenho como testar no momento, mas acredito que funcione. Depende muito do emulador principalmente, pois teve versão que eu testei que o vsync próprio dele funcionava, e teve versão que não. It’s a bit of a gamble, really.

O que acontece nos jogos quando você ativa o Pipeline?

Ativei agora somente pra testar, e o stutter ficou 300x pior. Acho que esse pipeline é só tu estiver tendo tearing, o que nem é o caso.