Sobre protonmail

Fala ai amantes da tecnologia em geral, venho nesta postagem perguntar sobre um serviço de email chamado protonmail, minha duvida é se alguém aqui no Diolinux Plus já criou uma conta lá? Se sim, como foi a experiencia e realmente é seguro, alguém recomenda?

porque retiraram minha postagem sendo que não tem nada de abusivo, que só foi uma pergunta imparcial e curiosa?

Tua postagem tá ativa, @valadao.daniel85

Quanto ao Proton, nunca usei e gostaria de testar, mas ainda não tenho necessidade - neste momento - de um email criptografado. Apenas sei que para funcionar no Thunderbird precisa de um “jeitinho” (um plugin, extensão, sei lá)

A propósito, alguém aqui tem email do Riseup? Eu tive um mas perdi a senha (não sei onde está anotada, alguma hora eu acho) - e bem queria um convite…

Ah sim, mais eu não uso gerenciador de email, não uso thunderbird, geary, bluemail, ou outro para gerenciar meio email, geralmente eu entro no proprio site do email.

2 Curtidas

Prontonmail é OK. Uso pelo navegador. Funciona no Tor, inclusive. Pode-se habilitar acesso em duas etapas, ou até com dois níveis de senha. A abertura de conta não requer registro de dados pessoais. Mas o serviço gratuito dá direito a um espaço pequeno para guarda das mensagens, uns 500 MB.

1 Curtida

normal

a segurança é padrão, como qualquer outro serviço de email
da parte da propaganda que eles dizem serem mais seguros que os outros serviços é só quando vc manda email de cliente proton pra proton

1 Curtida

Naturalmente, ambas as pontas do sistema de comunicação precisam estar alinhadas.

1 Curtida

Uso para coisas secundárias, e me funciona muito bem. Não vejo um fator, em questões práticas, para destacá-lo dos demais. Mas sei lá, o protonmail me passa uma impressão de honeypot, confiaria muito não, além disso parece que nem os próprios devs usam o serviço.

1 Curtida

é meu email de coisas importantes, recuperação de contas google, email de facebook e outras conta associadas

1 Curtida

O email é um um protocolo muito ultrapassado e intrinsecamente inseguro. Mesmo que a sua conexão com o servidor seja criptografada, a conexão entre servidores não é. Isso quer dizer que se seu email passar por algum nó que pertença a empresa ou governo, esse nó saberá o conteúdo da mensagem.

Se vc usar criptografia gpg e mandar email para outro servidor, os serviços de espionagem vão marcar você como suspeito por usar informações criptografadas, sendo que tanto o remetente quanto o destinatário não podem ser criptografados por padrão.

Uma forma de manter contato menos inseguro por email é se ambas as pessoas tiverem conta no mesmo servidor. Nesse ponto apenas vocês e o servidor terão acesso às mensagens.

Moral da história: Segurança no email é papo furado. Eu uso o protonmail, mas atualmente prefiro o gmail a ele, porque no gmail eu posso salvar as mensagens no meu computador (acesso pop3) e no protonmail não há essa possibilidade pras contas grátis.

2 Curtidas

https://support.google.com/transparencyreport/answer/7381230?hl=en

Nos casos que o gmail consegue criptografar o tráfego entre servidores, cai no caso do “menos inseguro” que é ter as mensagens no servidores. Mesmo assim não há garantia que o email que vc recebeu tenha recebido esse tratamento entre servidores. Tampouco há garantia que a mensagem que vc enviou terá transmissão entre servidores criptografada…

Eu tenho protonmail desde quando saiu a serie Mr. Robot :joy: uso bem casualmente só para manter serviço ativo, mas não vejo grandes vantagem com relação aos outros serviços de e-mail, a versão gratuita é muito limitada, com pouco espaço acesso somente via web, preço muito alto cobrado somente em dólar e euro, a questão de segurança é questionável como qualquer coisa na internet.

Dizem que a segurança é mais garantida por ser uma empresa dentro da União Europeia e la as lei de proteção de dados são bem mais severas que no resto do mundo, mas como falaram, mandar um e-mail criptografado para qualquer outro servidor vão te colocar no radar de suspeitos…

1 Curtida