Sobre o desenvolvimento do GNOME 41

Sim, mas o rumo que os DEVs do GNOME estão seguindo pode fazer com que percam users para o KDE ou até mesmo o Cinnamon

1 curtida

Acho bem improvável visto que indiretamente o Gnome se tornou meio que o “Desktop Padrão” do Linux, sendo o mais coerente entre as interfaces da aplicação e o ambiente de forma a ter um desktop organizado com uma boa identidade visual.

2 curtidas

Se o GNOME se mostrar como um empecilho em vez de uma solução para os sistemas que dependem do projeto — o que já está acontecendo —, o “Desktop Padrão” pode muito bem ser outro.

Eis que está o grande problema, as mudanças não estão sendo exclusivamente no GNOME, mas sim no GTK, toolkit que também é utilizada para a criação do Cinnamon, Budgie e XFCE. Em outras palavras, as futuras mudanças podem impactar diretamente o desenvolvimento dos outros projetos. Os responsáveis pelo Solus até mesmo sugeriram a mudança do Budgie para Qt, assim como você tem Jeremy Soller (System76/Pop!_OS) concordando que a adoção do KDE Plasma se tornou uma solução mais do que sensata, levando em consideração a situação atual.

6 curtidas

Pelo que eu entendi a implementacão do Libadwata é por aplicativo, não para o gtk em geral…

1 curtida

Pelo oque seu vi, isso só será aplicado na libadwaita (toolkit dos apps do gnome. Então será apenas para os apps do gnome). Eu não tenho certeza, mas acho que isso não será aplicado no GTK e sim na libadwaita. Me corrigam se eu estiver errado

Exato. Libadwaita surgiu para dar liberdade ao GNOME no que se refere a identidade visual.

Aqui eu abordei outro problema que está contido na discussão: existem planos para que o GTK acompanhe as mudanças propostas pelo GNOME. Em termos gerais, o plano é que o GTK passe a responsabilidade de implementação de estilização para as plataformas que implementam o GTK (GNOME com libadwaita), ou seja, “vamos capar o GTK”.

4 curtidas

A API de Animações da libadwaita já tem alguns testes basícos.

https://blogs.gnome.org/manugen/2021/08/23/wrapping-up-gsoc-2021/

Surpreendendo um incrível total de 0 pessoas a postura, isso não é novidade teve a treta do suporte a SSD (server side decoration, o padrão de contorno de janelas do KDE, SDL, XFCE, Qt e basicamente todo o resto) onde um usuário propôs manter o suporte e mesmo assim ignoraram os apelos de boa parte dos devs

A questão é, o GNOME Shell sim, mas os apps ainda estão em aberto, teoricamente dá pra trocar toda a stack de apps do GNOME sem perdas, que é o que vai acontecer, já começou aparentemente com o Pop

3 curtidas

Vi uns mockups do libadwaita com os accent colors, muito top, vi um tambem com a barra superior colorida, mas esse provavelmente nao deve chegar tao cedo.

1 curtida

7 curtidas

A Libadwaita já tem a capacidade de usar cores de destaque nós menus e em barras de títulos, assim como na imagem.

2 curtidas

RC do GNOME 41 foi lançado!

Download da iso do GNOME OS 41RC

OBS: o GNOME OS é só para VM

Libadwaita terá barras de títulos e widgets mais limpos e simples

O objetivo é tornar o estilo mais leve e reduzir o ruído visual. Esse é um dos principais objetivos para a atualização de estilo da libadwaita.


Você deve ter notado que muitos ícones do GNOME 41 foram redesenhados para ficarem maiores.

Esta foi uma preparação para uma mudança maior que acabou de pousar no branch principal da libadwaita: os botões nas barras de cabeçalho e alguns outros widgets não têm fundo agora, combinando com está maquete.

Para ler mais vá no link :arrow_down:

Link da matéria completa (está em inglês)

10 curtidas

Eu gostei muito dessa mudança, pois deixará o adwaita muito mais bonito.

Já comentei sobre isso nesse tópico

Os devs da System76 são muito exaltados, o pessoal do Gnome é muito paciente. Como constatado, a System76 faz muito hack no Gnome e quer que isso seja implementado. O Gnome não usa hacks. A questão do visual já seria resolvida porque a nova lib vai permitir coloração da GUI, logo dá pra customizar até de mais formas do que antes.

O que a System76 não quer é ter o trabalho de ter que fazer isso. Pra vocês verem o tanto que eu meio que passei a não gostar muito deles, foi quando perguntei porque essa briga toda com o Gnome e porque não partiriam pro KDE.

O Michael Murphy e o Jeremy Soller me responderam que eles gostam da tecnologia do Gnome, acham eles mais avançados e com mais recursos. E permite usarem várias linguagens para desenvolver, como o Rust. Não querem usar KDE porque não gostam de C++ e acham o KDE complexo demais.

Enfim, devs leite com pera.

No r/linux tinha uma discussão bem interessante entre os devs do Gnome, a Danielle Foré do ElementaryOS e o pessoal da System76.

https://www.reddit.com/r/linux/comments/pgceta/gnome_themes_and_you/

4 curtidas

eu também senti preguiça da parte deles, mas isso parece um mal de toda a comunidade linux (e não só linux)
como se liberdade de software fosse apenas vc mudar um focking tema, me parece que alguém não leu a GPL.
pq não fazem um fork da libadwaita?

2 curtidas

Não é tão simples quanto parece, legal, vai dar pra pintar a headerbar, mas e o resto? A menos que tenham mudado a metodologia, as headerbars sempre puderam ser coloridas porém permitiam ainda mais customização, pelo que li o “efeito shade suave” do pop seria perdida, você tem algo significativamente mais agressivo, os efeitos de destaque enchem o controle enquanto o tema do Pop é mais discreto e de uma cor diferente, enfim, as novas diretrizes são basicamente diametralmente opostas as do Pop OS:

Embora pareça coisa besta, a branding do sistema dos caras foi literalmente jogada do lixo, note que estilo do tema do Pop OS não veio de narnia:

Logo da System76 mostrando de onde vem o tema

Ele foi feito com base na logo da empresa ou seja, pra quem tá de fora parece tempestade em copo d’agua mas pra System76 é um belo problema de identidade

Então, não é bem esse o caso, ao contrário do que o Daniel Foré disse, o hack é bem mais simples, basicamente assim como Qt (só que no caso do Qt não tem volta) o GTK permite que o app selecione seu próprio estilo adwaita ou folha de estilo, o hack do Pop OS consiste em forçar o GTK a sempre retornar o tema que o usuário escolheu (tema do Pop OS), não vou dizer se está certo ou errado mas a ideia não é implementar, é não bloquear querendo ou não, não é a System76 são os usuários dela que querem o recurso

E realmente tem isso, basicamente tudo no plasma é Widget, portar o Cosmic pro plasma a prícipio significa forkear o plasma, e em seguida seria aprender outra linguagem, outro toolkit e outra forma de pensar basicamente tudo, é estranhamente doloroso mesmo que seja recomponsador a longo prazo (prazo esse que a System76 não possui)

6 curtidas

O uso de temas quebram muitos apps, creio que um dos objetivos do Libadwaita é evitar isso. Eu gosto de usar uns temas, mas geralmente uso quando o tema padrão é feio, mas o adwaita está sendo retrabalhado, e está ficando muito melhor, não me importaria de ficar sem temas.

1 curtida

O ponto é, eles preferiram fazer rant no Twitter ao invés de discutir com o time do Gnome, como um manteiner apontou.

image

2 curtidas

link?

1 curtida