Sobre o Arch Linux, por onde um iniciante com muito interesse e tempo livre deve começar?

O que preciso saber antes de instalar o Arch Linux? E onde posso encontrar tais informações? Já dei uma passeada pela wiki deles (que é uma coisa linda, é um prato transbordando de tão cheio), dei uma olhada no tutorial de instalação e não parece ser difícil como dizem as lendas.

Estou atraído justamente pela proposta “faça você mesmo”. Porém, não tenho muita noção de como “montar” o sistema, e eu não quero ficar no básico.

Enfim, vocês podem me ajudar? No momento eu estou longe do meu PC, só vou instalar mês que vem, mas até lá achei que seria bom estudar o máximo possível antes da instalação, só não sei por onde começar! Agradeço desde já! :slight_smile:

Comece baixando a ISO do Arch e gravando em uma mídia (pendrive, DVD…). Fez isso?

2 Curtidas

Cara, pacstrap já resolve toda a base necessária pra ter o sistema rodando, tu só vai ter que instalar pacotes que variam de acordo com teu PC, ou que tem várias opções disponíveis, tipo o Boot Loader, lendo pela wiki tu já vai ter um ideia boa de como a coisa funciona, páginas que eu recomendo ler, além do guia de instalação, são a página de recomendações gerais e a página sobre manutenção do sistema, como isso tu já vai ter uma ideia muito boa de como a coisa funciona, única recomendação extra que eu tenho é que tu pode instalar kerneis extra, então instalar o kernel LTS (o nome do pacote é linux-lts), pra caso algum update dê problema tu vai poder voltar e tentar corrigir, instala antes de gerar a config do boot loader que ele já vai achar as imagens automaticamente e gg.
É isso.

1 Curtida

Uma coisa que auxilia muito é que na ISO de instalação do Arch Linux existe um arquivo na raiz que te permite verificar todos os passos da instalação, caso haja alguma dúvida pendente. Porém, é claro, ele está inteiramente em inglês.

Um resumo do processo:

• Configuração de rede
  • Particionar discos
  • Montar sistema de arquivos
  • Instalar sistema-base
  • Configurações
  • Instalação do bootloader

Você tem alguma dúvida sobre algum destes itens?

2 Curtidas

comece por uma maquina virtual, assim pode testar sem do pois a instalação nem é muito difícil mas e bom pegar uma pratica antes. :grin:

2 Curtidas

O ruim da máquina virtual é que é preciso ter um bom hardware no host. Senão o negócio ficará todo capenga.

1 Curtida