Sobre migrar um servidor usando docker

Olá pessoal.

Então, já faz algum tempo que venho aprendendo sobre docker para uma futura migração de um servidor que tenho em casa e gostaria de uma ajuda do pessoal aqui que entenda do assunto.

Minha situação é a seguinte:
Tenho um computador velho aqui em casa que fica rodando o ubuntu server com vários serviços do tipo: Servidor web (Apache2), banco de dados (MySQL), servidor de arquivos (Nextcloud), monitoração de cameras de segurança (ZoneMinder), VPN (WireGuard) entre outros serviços.

A questão principal:
Vou migrar futuramente esses serviços para uma máquina melhor e para facilitar, pensei em fazer isso com docker. Ou seja, vou criar todos esses serviços em um containers em perfeitamente idêntico ao servidor e depois jogar em produção na nova máquina. Isso facilitaria essa migração e também futuras migrações para outras máquinas futuramente, além de ter sempre um backup de tudo.

Ate aí tudo bem, mas a questão que fica é: Quando usamos o docker, temos que separar cada serviço em um container diferente, ou seja, um container pro apache, outro pro mysql e por aí vai… ou é realmente um grande container rodando todos os serviços juntos como se realmente estivéssemos trabalhando em uma máquina completa?

1 curtida

Na minha opinião é uma boa prática separar tudo, até porque se precisar migrar algo de versão fica mais fácil, e também pelo fato que se um container der problema não irá afetar os outros serviços.

1 curtida