Sobre Elementary Os ou Zorin Os Lite alguém usa em produção?

Boa noite… Alguém usa um dos dois sistemas em ambiente de produção que possa me dizer as dificuldades encontradas o consumo de memória além claro se tem um bom suporte para dual monitor?

Muito difícil encontrar alguém que não está de passagem por essas distros, se aparecer alguém, no máximo vai dizer que tá usando há alguns dias.

Exatamente eu só tenho opiniões de pessoas que usaram no máximo 4 dias e outras colocaram em VM… Eu queria uma opinião mais de uso dia a dia, assim como eu tenho sobre o KDE Neon de uso em produção.

Não tenho experiência com elas em produção, mas eu diria que são previsíveis.
Base Ubuntu, ambas possuem DE’s estáveis, uma equipe competente por trás, atualizações constantes de segurança, integração de serviços (Elementary), então eu diria que provavelmente não darão problema.

2 Curtidas

Uso a Zorin OS Core. Muito boa e estável.
Mas estou cogitando ficar com a UnityXP do Raul.

3 Curtidas

Olá @Osiel tudo beleza?

Eu usei o Elementary OS 5.0 como meu sistema de produção por 3 meses e tudo funcionava muito bem, sem travamentos e com ótima performance no meu AMD FX8320 velho de guerra.

O Elementary é um pouco mais “leve” do que o Ubuntu LTS talvez porque o Pantheon é bastante otimizado e funcionava muito bem no meu hardware (GPU AMD R9 380X) - mas eu realmente não fico prestando muita atenção nisso, nem olho quanto de RAM o sistema consome, desde que ele me deixe trabalhar em paz. :slight_smile:

Nessa época eu ainda não usava dois monitores diariamente, mas, no meu notebook eu conectei várias vezes minha TV ou mesmo outros monitores para fazer coisas pontuais e nunca tive problemas. Era conectar e sair usando.

Acabei saindo do Elementary porque o pacote do cliente do OneDrive que vem nessa distribuição é uma versão muito antiga e não estava me atendendo com a qualidade que eu gostaria (problemas de sincronia e duplicação de arquivos frequentes). Desde então venho usando o Pop!OS (versão não LTS) como meu sistema de produção padrão.

Outro ponto importante é que se você usa GPU AMD e planeja usar o driver proprietário, pode desistir. O pacote original da AMD não instala no Elementary e quando instala deixa o SO com uma performance horrível. Já o driver opensource funciona muito bem, mas não libera todos os recursos da placa de vídeo ainda.

:vulcan_salute:

4 Curtidas

Aproveitando de vosso relato, o Pantheon utiliza GTK ou QT? Se for QT, a integração dele com o QT é boa?
E quanto a instalar .debs? há alguma restrição ou é só instalar um gerenciador like a GDebi?

Pra OneDrive, você pode usar o RClone.

O Pantheon é GTK, a integração com apps Qt é a mesma do Ubuntu, talvez um pouco pior até.

Sobre debs, instala de boa.

1 Curtida

Corrigindo a minha pergunta:
“Se for QT, a integração com GTK* é boa?”
Enfim, como é GTK e tu disse que a integração com QT é um pouco pior, tá de boas.

O Elementary usa GTK e Vala se não me engano, eles criaram uma biblioteca chamada Granite para os aplicativos nativos. Os programas em QT são suportados da mesma forma que qualquer outra distro GTK, ou seja, “daquele jeito”.

O Elementary tem um instalador nativo chamado Eddy, funciona do mesmo jeito que o GDebi.

Eu testei, não achei tão prático quanto o próprio “cliente”.

:vulcan_salute:

Se você usar a combinação RClone Browser+RCloneTray, fica muito prático de usar.

Então… normalmente eu instalo somente o pacote OneDrive e pronto, tudo já funciona como eu quero.
Sempre tem outro jeito de fazer as coisas. :slight_smile:

Mas no caso, esse programa que você está se referindo é cli, certo?

Sim, o Onedrive é somente para linha de comando.

Pois é, eu uso OneDrive aqui sem precisar rodar nada por linha de comando, só abrir o RCloneTray e pronto, arquivos sincronizados.