Sobre Dual boot e suas implicações

Olá pessoal, olha eu aqui de novo, usando e abusando do forum

Gosto muito de usar distros linux e testar por um tempo algumas, essa semana to vendo o Manjaro; vamos ver se aguento uns meses com ele. Possivel que sim, fora as gambiarras que sempre tenho que fazer em qualquer distro; estou gostando do SO.

Enfim;

Quero muito jogar alguns jogos do windows que tenho muita dificuldade pra instalar no meu laptop, pois não tenho uma placa dedicada. Tais jogos que no Windows eu coneguiria jogar com a resolução baixa pelo menos. Pra isso quero fazer um dual boot. Ai vão minhas duvidas

Tenho um Linux instalada, como posso instalar o windows sem apagar meu sistema atual? Ja fiz dual boot outras vezes, mas sempre com outra distribuição, e no caso tem a opção de instalar ao lado, ja o Windows não tem essa opção; eu acho.

Que problemas um Dualboot pode acarretar em minha maquina? Posso iniciar o segundo sistema sem reiniciar o computador?

O recomendado é sempre instalar Windows. De dentro do Windows criar a partição Linux Ferramenta Gerenciamento de Disco do Windows). Aí sim instalar a distribuição nessa partição (criando swap e etc).

1 Curtida

Sim. É sempre mais fácil instalar o Windows primeiro, porque ai quando instalar o Linux o grub já estará certo, mas é possível instalar o Windows depois também. Para isso você vai precisar usar um LiveCD e usar o GParted para redimensionar a partição do Linux para abrir espaço para o Windows. Não precisa criar as partições em si, porque o instalador já faz isso automaticamente. Depois disso, instala o Windows nessa partição e usa novamente o LiveCD para recuperar o Grub.

Nenhum… A única parte perigosa é a instalação, que sempre pode dar algum erro e perder as coisas no HD, mas depois disso não há risco.

Não. Tem que reiniciar e esperar a eternidade que o Windows demora para carregar… hahaha

2 Curtidas

Pode usar Máquina Virtual dentro de um sistema abrindo outro, mas o desempenho é afetado.

1 Curtida

Então, eu sempre instalei o Linux primeiro, para depois instalar Windows, mas pelo que eu notei, é puramente questão de preferência, além, é claro, do Windows utilizar a partição EFI em conjunto com o GRUB. Depois de instalado o Windows, é só rodar o comando # grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg com o os-prober instalado, e o Windows será detectado e aparecerá no menu do GRUB.

3 Curtidas

@VanderleiJordaoJr @Windows_User @brunonzanette, Valeu pelas dicas pessoal. Mandei o meu laptop pra dar uma limpeza e fazer troca da pasta térmica e o rapaz acabou quebrando minha tela :frowning: Vou ficar uns dias sem meu notebook. Porém to me divertindo tentando ressuscitar um antigo que tenho aqui!

Assim que meu notebook chegar vou instalar o windows e o linux depois.

2 Curtidas