Não é vdd, no caso do físico seria roubo/furto e a pessoa poderia ser presa.
Não é bem assim, n existem parâmetros na lei para determinar q, se vc tenha conhecimento para tal, vc n possa quebrar a licença de um software para seu uso. O que n é permitido é disponibilizar para outros, seja gratuito ou pago.
Ainda que seja um contrato físico assinado (mesmo n tendo a validade de um na prática), estamos tratando de algo não-físico e que pode ser replicado por alguém q tenha conhecimento de programação. Algo que, se tiver uma quebra de licença e for disponibilizado gratuitamente, ainda que cause prejuízos aos criadores, não foi roubado de ngm. Ngm invadiu as máquinas (no sentido figurado) dos criadores para obter o software, ngm roubou os chaves do software para liberá-lo.
Bom, eu nunca disse que o nome dessa ilegalidade é roubo/furto. Mas mesmo assim não deixa de ser uma ilegalidade, não é?
Mesmo que os termos de licença não possuam um valor equivalente a um contrato físico (não tenho conhecimendo da legislação sobre isso), ainda assim possuem o mesmo valor moral. Afinal, se a pessoa leu os termos e afirmou que Concorda, descumprir tais termos é nada menos que descumprir a própria palavra, e o acordo entre as partes. Ou não?
Pirataria é algo muito sério, simplesmente é um furto, e tem muitas pessoas que justificam esse furto dizendo que os valores não são justos e por isso pirateiam, mas essas mesmas pessoas não percebem o tamanho da hipocrisia quando dizem isso.
Tenho certeza que se essa pessoa estivesse vendendo algo e alguém chegasse nela e falasse que o valor não era justo e furtasse o produto dela com essa justificativa, com certeza a pessoa clamaria por justiça, hipocrisia pura!
Propriedade
Pertença ou direito legal de possuir (algo).
Intelecto
Faculdade de compreender; inteligência, entendimento, mente.
Se você fizer uso não autorizado de software fechado, você estará infringindo as leis de PROPRIEDADE INTELECTUAL. Ou seja, estará se apropriando de algo que não é seu.
Mas existe nos termos de uso (Contrato).
Termos de uso do Windows
2. Direitos de Instalação e Uso.
c.Restrições. O fabricante ou o instalador e a Microsoft reservam-se todos os direitos não expressamente concedidos neste contrato, por exemplo, os direitos previstos nas leis de propriedade intelectual. Por exemplo, esta licença veta e não lhe concede nenhum direito de:
(iv) contornar quaisquer restrições ou limitações técnicas do software;
(vi) fazer engenharia reversa, descompilar nem desmontar o software ou de outra forma tentar fazê-lo, exceto e somente até a extensão da restrição expressa anteriormente é
( a ) permitido pela lei aplicável;
( b ) permitido pelos termos de licenciamento que regem o uso dos componentes de software livre que podem ser incluídos no software ou
( c ) exigido para depurar alterações em quaisquer bibliotecas licenciadas por meio da Licença Pública Genérica Inferior que estão incluídas nela e vinculadas a ela pelo software e
E claro que eu não vou pesquisar os termos de todos os contratos de software proprietário, mas com certezas todos eles seguem um padrão.
O sistema jurídico brasileiro consagrou a liberdade das formas dos contratos, como podemos observar na leitura do art. 104, inciso III, do Código Civil, que afirma a validade do negócio jurídico (gênero do qual o contrato é espécie) desde que seja seguida “forma prescrita ou não defesa em lei”.
De outro modo, temos que, não sendo legalmente proibido ou não tendo o contrato uma forma
específica estipulada pela lei, este pode ser elaborado e assinado em qualquer formato, inclusive o digital.
Falando nisso… Músicas, após um tempo elas tornam-se domínio público. Assim como patentes. Software proprietário é um tipo de patente. Será que eles caem em domínio público também após um determinado tempo?
Vejo por aí pela internet muita gente justificando a pirataria do Windows por vários argumentos diferentes, ele sempre muda de acordo com o tempo e sempre (pelo menos no Brasil) tem a famosa frase “mas como todos sabem o brasileiro não tem dinheiro para gastar 500 reais para usar o computador” e sempre ao dizer que existem formas legais, acessíveis e gratuitas sempre vem acompanhado da frase “mas que quero fazer X coisa e no Linux não roda nada” ou a pessoa é um pouco mais informada e condena o uso da pirataria mas usa uma chave comprada por 20 reais por terceiros e que pelo preço CLARAMENTE mostra que sua fonte é duvidosa (tem um vídeo que fala um pouco mais sobre esse assunto), se não foi comprada na loja da MS e está abaixo do preço original provavelmente é uma chave ilegal (mesmo as das fabricantes de hardware que obtém de forma legal, se venderem apenas a chave é quebra do contrato). Todos esses argumentos de alguma forma defendem alguma prática ilegal.
Daí SEMPRE vai aparecer um liberal dizendo que “não é roubo pois propriedade intelectual não existe” mas enquanto não vivemos numa sociedade que concorda com isso, EXISTE.
Eu mesmo já usei por muito tempo software pirata mas pelo motivo de que o meu único conhecimento era que só havia aquilo e se eu pudesse fazer de formal legal eu faria, por muitos motivos eu troquei totalmente o meu sistema principal para os baseados em Linux, no fim do meu uso do windows eu tive o 10 e minha placa-mãe quebrou e tive que trocar, perdendo assim a chave que consegui no upgrade do W7, com isso eu troquei para o W7 novamente mas sem poder fazer o upgrade novamente até o fim das atualizações de segurança. Até hoje me sinto tentado a instalar novamente o W7 (já que tenho uma chave) na minha máquina de jogos mas me sinto muito desconfortável com isso pois não tenho mais o DVD de instalação e teria que ceder aos torrents de procedência duvidosa.
Sou abertamente contra propriedade intelectual. Ideias não podem ser classificadas como propriedade, pois ngm detém o direito de ser o único a pensar e agir a partir delas. Tal termo existe para defender interesses financeiros de grandes corporações, como a Microsoft. Colocar no mesmo patamar roubo/furto com pirataria é desonestidade, nem mesmo por lei ambos são equivalentes. Ainda que existam leis que protegem a “propriedade intelectual”, não defendo leis injustas e concordo com os ativistas que lutam contra elas como, por exemplo, os integrantes do The Pirate Bay e o falecido Aaron Swartz (no caso dele a favor da liberdade de informação e contra direitos autorais).
Existe uma ferramenta chamada Windows ISO Downloader da HeiDoc, esta ferramenta baixa qualquer versão comercializável dos softwares da MS diretamente do site da MS. Caso não se sinta confortável em baixar pelo programa deles (Sendo que ele apenas acessa o gerenciador de downloads do navegador), você tem a opção de copiar o link para baixar da forma como preferir o software selecionado.
O único problema é que eu desconheço versão para Linux. Pelo fato de ser apenas um executável, acredito que rode através do Wine.
Sem ação não há movimento.
“De boas idéias o inferno está cheio. Venha ver as que deram certo.”
Texto: Mostra Prêmios Internacionais 2006
Criação: AlmapBB
Em partes eu até concordo com isso. Mas um erro não justifica o outro. O fato de uma pessoa não concordar com uma lei não dá a ela o direito de violar essa lei.
Além de que, falando de software, mais especificamente de jogos, muitas pessoas trabalham por vários anos para desenvolver um jogo triplo A. É o trabalho deles, sustentam as suas famílias com ele, e aí vem o “zézinho hu3 br” e baixa o negócio de graça. Não consigo ver como isso pode ser justo ou certo.
Além de que muitas pessoas pirateiam jogos que custam o mesmo que um lanche e uma coca, não consigo ver uma justificativa para isso.
Discordo veementemente! Se uma lei pune com morte a homossexualidade, um gay deveria aceitar?
Entendo q n veja isto como algo justo ou certo, mas o trabalho de um produtor de conteúdo/autor, seja o conteúdo q for, é PRODUZIR, e n só lucrar com o trabalho final. Toda e qualquer trabalho que n seja no âmbito artístico (música, cinema, etc) e programação de software, o trabalhador precisa continuar efetuando sua mão de obra para obter renda. Ngm deveria receber apenas por algo q já fez, a n ser q isto seja acompanhado de um novo serviço.
Posso usar exatamente o mesmo exemplo que tu deu, só que ao contrário.
Se uma pessoa acha que os gays devem morrer por serem gays, ela pode desobedecer a lei e cometer os assassinatos, simplesmente porque essa pessoa não concorda com a lei? Não! Na nossa realidade atual, mesmo que algum extremista ache que os gays devem morrer apenas por serem gays, essa pessoa deve respeitar a lei, mesmo não concordando com ela.
Esse foi um exemplo extremo, por isso acho que esse tipo de coisa não pode ser generalizada. Deve ser avaliado cada caso a parte. Por isso acho que o teu exemplo com a homossexualidade não foi bom, eu pude usar o mesmo exemplo no sentido contrário e continuou fazendo sentido.
Então deve ser encontrada uma forma para que os desenvolvedores não saiam no prejuízo, e possam sustentar as suas famílias com o seu trabalho.
Quando uma empresa desenvolve um game, assim como quando uma produtora faz um filme, é feito um investimento. O retorno desse investimento só vem com o dinheiro das vendas. Se tal jogo, ou filme for distribuído gratuitamente, falando de grandes produções, quem vai cobrir o investimento de milhões?
Por isso a maioria dos softwares estão mudando para serviço, porque algumas pessoas pensam assim como o Willian, eu mesmo só vendo software como serviço online, elimina a pirataria e tem que pagar para usar o serviço.
Isso já aconteceu comigo e eu uso o Windows 10 sem ressentimento eu crackeio mesmo kkkk negócio é caro pra krl e nem a MS ta bloqueando o crack então eu não to nem ai e mesmo sem crackeia a MS não ta limitando mais o Windows 10, antes ela tirava algumas funções mas agora pelo que vi na última versão mesmo sem ativa ela não ta limitando em nada. O fato de eu usa o Windows é pelo mesmo motivo que o seu que é os jogos, eles até rodam no Linux mas como meu Hardware não é tão bom esses FPS que o Linux tira da gente faz falta.
Agora no momento nem to usando mais o Windows pois o único jogo que estou jogando as vezes é o Terraria e aqui pelo menos tanto no Windows quanto no Linux to rodando bem tranquilo, só no Linux que tem um bug chato que não deixa eu da um alt+tab e me obriga a joga em modo janela só que já até me acostumei até o momento não consegui roda nenhum jogo sem bug no Linux mesmo se for nativo os desenvolvedores deixa passa algo.