Uso linux a um bom tempo em nunca tive problemas com o sistema no meu pc, no entanto, depois de uma queda de energia inesperada, exatamente quando eu estava o usando, o sistema operacional simplesmente parou de inicializar normalmente, ou seja, toda vez que tento entrar no SO, em vez de inicializar normalmente, uma mensagem de erro aparece e depois nada mais acontece. A distribuição que utilizo é o POP-OS 22.04 que está instalado em um nvme.
A mensagem impressa é:
[4.891938] Dev loop0: unable to read RDB block 8
[5.179002]
[5.981357] Dev loop15: unable to read RDB block 8
Não tenho certeza se o problema está ligado à falha de hardware, considerando que a mesma coisa aconteceu uma semana antes, mas diferentemente do que eu estou experimentando agora o sistema operacional iniciou normalmente depois que eu reiniciei o computador.
Assim, gostaria de saber se há alguma maneira de resolver o problema e fazer o sistema operacional inicializar novamente ou, se não for possível, se há alguma maneira de recuperar meus dados do disco problemático copiando-os para um outro, isso se for possível realizar leitura dele.
Tenho 99% de certeza que isso é problema no HD, provavelmente badblocks, verifique o HD usando a ferramente de Discos do GNOME que já vem instalada no Pop, provavelmente vão aparecer badblocks. Caso contrário, rode o comando badblocks para fazer essa verificação.
Faça usando um pendrive de Live USB (pro disco estar desmontado) - o Manjaro já tem esse comando “de fábrica”. E arme-se de paciência, ele pode demorar muito
Sim, mas em Live tem a vantagem de poder fazer a verificação direto pelo Gparted, fica bem mais fácil pros iniciantes. No caso do badblocks, o sistema precisa estar carregado, creio (mesmo em tty, pois ele roda como sudo), daí o uso de live acabar sendo mais indicado