Snap, questões técnicas

Olá pessoal,

Eu voltei para o Ubuntu depois de um longo tempo. Gostei do que estou vendo na versão 20.04 LTS. Vejo que o sistema “natural” para instalar os softwares é o Snappy. Sendo que fico com algumas dúvidas.

  1. Li que o Snappy utiliza telemetria. Qual o tipo de telemetria? O usuário poderia ver os dados que são enviados?

  2. Parece que o Snappy não é todo opensource, pois tem uma parte do lado server e é proprietário. É apenas o serviço que é proprietário ou existe alguma parte de empacotamento que tem código fechado?

  3. Atualmente, softwares distribuídos em Snap influenciam no tempo de boot?

  4. Como podemos esconder a pasta “Snap” em “Pasta Pessoal” do Ubuntu? Achei um local péssimo para colocar a pasta.

Obrigado a todos.

1 Curtida

A Snap Store coleta estatísticas sobre quais snaps são instalados e em qual distribuição eles estão instalados, além do país. Essas estatísticas são todas anônimas. Você pode vasculhar o código-fonte do Snapd para saber o que exatamente é enviado.

Isso é uma confusão que muitos fazem e que poucos entendem realmente o que acontece. A tecnologia Snappy é COMPLETAMENTE open source, a única coisa que é fechada é o servidor web que a Canonical usa para distribuir os pacotes e eles mantém esse servidor fechado por alguns motivos, dentre eles a vontade de reduzir a fragmentação de repositórios, dificultando o possível surgimento de outra Snap Store mantendo o servidor de distribuição fechado, mas é completamente possível recriar esse servidor web para distribuir os pacotes sem afiliação com a Canonical. Entretanto, não deixa de ser polêmico.

Depende. Os pacotes Snaps atuam como “partições” comprimidas isoladas do sistema, logo isso pode afetar os usuários, já que os mesmos precisam ser descomprimidos e “montados”. Em SSD é desprezível.

Você pode criar um arquivo .hidden na Pasta Pessoal e nesse arquivo de texto escrever o nome snap (nome da pasta – sem aspas). Após isso, reinicie o nautilus.

4 Curtidas

Muito obrigado.

1 Curtida

A mesma enviada em uma requisição HTTPS, ou seja, seu idioma, o seu sistema operacional, o snap que você quer instalar, e obviamente, sua intenção de instalar ou atualizar…

Pode sim, coloque a opção --verbose ao instalar um snap

Resumidamente, a telemetria mais básica da internet, que literalmente todo site ou serviço que você usa coleta (mesmo os que se dizem anônimos), a grande diferença é que a Canonical usa isso pra melhorar o serviço dela

Não, apenas o server, ele armazena coisas bem importantes como a chave criptográfica dos devs e várias coisas sensíveis, imagino que seja por isso

Depende do PC, ssd não, HD, de 3 a 5s, esse tempo é o tempo que levaria pra rodar essa linha de comando:

mount <imagem do snap> /snap/... -t squashfs -o loop
1 Curtida