Snap melhor que Flatpak no Linux Mint?

É impressão minha ou os programas em Snap funcionam melhor do que os em Flatpak no Linux Mint?

Sempre que tem as duas opções testo nas duas e acabo optando por Snap devido algum detalhe da versão em Flatpak.

Acho que é um experiência bem pessoal. De forma geral, mesmo no Ubuntu, tenho me dado melhor com flatpak em alguns casos, outras snaps.

3 curtidas

Eu gosto da sintaxe do Snap na linha de comando, o Flatpak é pouco intuitivo nesse aspecto, mas o Snap apresenta mais problemas com temas, e a inicialização dos aplicativos é um pouco mais demorada.

2 curtidas

Imaginei mesmo @Dio, fiquei na dúvida porque olhando aqui só tenho o OBS Studio em flatpak e resto dos apps em snap, mas reparando agora tenho mais apps de desenvolvimento em Snap. Não sei se tem algo a ver, mas parece ter mais publishers oficiais de apps de desenvolvimento no Snapcraft.

1 curtida

Eu particularmente prefiro flatpak, justamente pelo menor tempo de iniciação dos programas(apesar de ser demorado ainda) e integração com temas, mas ouvi dizer que futuramente a canonical iria melhorar o snap no que diz respeito a temas.

1 curtida

Não notei diferença alguma no tempo de inicialização dos aplicativos empacotados em Flatpak, em um SSD é imperceptível, talvez em um HD seja diferente.

2 curtidas

Visual Studio Code é super rápido em Snap e ele integra bem com o tema, fica perfeito, já a versão de Flatpak não é oficial e já da um alerta de cara.

Já o Postman percebi agora testando denovo que a versão de Flatpak é muito melhor, abre mais rápido e integra bem com o tema, removendo a versão de Snap agora! kkkk

Ou seja, acho que depende da publisher e quanto de empenho teve em melhorar a performance e em integrar bem com os temas.

Isso é verdade, os Flatpaks ficarão mais por apps da Comunidade e Open Source, enquanto os Snaps foram a escolha de release oficial de vários desenvolvedores, muitas vezes de código fechado também.

3 curtidas

Eita, não tinha percebido isso ainda, mas não da para prender apps em Flatpak ao painel do Cinnamon.

Se for no menu da para clicar com o botão direito do mouse e ir em adicionar ao painel, porém quando abre o app ele não fica agrupado, é como se fosse outro app.

NaoDaParaPreender OutroApp