Boa tarde pessoal,
Este tópico é um misto de uma dúvida que tenho com uma reflexão sobre essas formas de empacotamento “alternativas”.
Faz pouco tempo resolvi migrar de volta do Xubuntu para o OpenSUSE Tumbleweed e com isso decidi testar outras formas de empacotamento/distribuição dos programas que utilizo. No Xubuntu eu dependia principalmente dos repositórios oficiais da distro e, quando disponível na Snap Store, eu dava preferência por esta versão (provavelmente, se eu tentasse instalar pelo apt, ele acabaria pegando do snap também).
Aqui no OpenSUSE, pesquisei sobre o Flatpak e os AppImage e acabei optando por tentar o Flatpak. Instalei tudo direitinho, adicionei o Flathub no repositório do flatpak e tudo parecia bem. O empacotamento, em tese, manteria o meu sistema separado do programa e com isso, os riscos de alguma dependência quebrar durante as atualizações seriam baixos, característica essa que considero importante já que uso uma distro rolling release.
Porém, me decepcionei muito ao tentar instalar os programas. Procurei o Google Chrome e achei a versão atualizada certinha. Procurei o VSCode e também achei ele atualizado, apenas tive que configurar para ele ter acesso à máquina fora de seu “sandbox” já que os ambientes virtuais do python ficam fora de seu “container”. Contudo, estes foram os únicos programas que consegui utilizar no Flatpak.
Fui instalar o Discord e o mesmo estava desatualizado e pedia para baixar o “deb” ou o “tar.gz”, fui instalar o Vivaldi e ele não existe no flathub, fui instalar o cliente de VPN (fortinet) e não existe, o Password Safe também não.
Tudo bem, existem programas que eu prefiro instalar pelos repositórios normais, como o Terminator ou, como já citei, outras versões do python.
Agora, estou fazendo alguma coisa errada? O Flathub é de fato o repositório mais adequado? Dentre as opções de Snap, Flatpak e AppImage, qual delas possui maior disponibilidade de programas?
Do ponto de vista do usuário, qual vale a mais a pena? Porque, mesmo que exista uma vantagem técnica tremenda a favor de um ou de outro, o que importa, no fim das contas, é se os softwares existem ou não nesse formato!