Slax RC1 - nova versão em desenvolvimento baseada no debian 11

Para quem curte distros minimalistas e ótimas para pendrives, o slax está sendo atualizado. A versão disponível no site já estava bem defasada. Saiu o primeiro release candidate, já baseado no Debian Bullseye. Gostei bastante dessa notícia. Era uma distro que eu sempre tinha por aqui. Porque é uma iso bem pequena e fácil de personalizar usando o pendrive em modo persistente.

Mais informações direto do site oficial: Testing Slax 11 2 based on Debian Bullseye - Slax Linux

Sempre achei o slax uma ótima distro para pendrive. Era leve, simples e bem rápida. A única desvantagem é que não existia usuário “comum” você sempre abria o terminal e era obrigado a usar o root direto.

To curioso pra saber o que eles vão fazer em relação ao wicd, digo, qual alternativa eles usarão. Afinal, a ideia da distro é ser o mais simples possível. O wicd era extremamente leve e pequeno. Acho que hoje não tem muita alternativa, eles devem adotar o networkmanager e aquele applet do gnome, acho que é o nm-applet.

2 curtidas

A última versão estável oficial do Slax ainda é a baseada no Debian 9, cuja vida útil está próxima do fim. Mas o site do Slax tem disponível para download uma edição com base no Debian 10, que nunca saiu da condição de release candidate

De todo modo, é bom termos novidades no desenvolvimento do Slax, que sempre achei agradável de usar, em contraste com outras distros minimalistas.

1 curtida