Site tentando abrir automaticamente “px” no Chrome e Firefox

image

abri o arquivo com o gedit, e a única coisa escrita era

adsymptotic.com

Isso está acontecendo no linux também!!!

será algum vírus???
será que formato a máquina???

comentando pra poder acompanhar o caso, desculpe não poder ajudar

Tem cara de malware de alguma extensão. Não precisaria reinstalar o sistema, mas vc pode desativar suas extensões no Firefox e examiná-las, ou mesmo restaurar o Firefox ao estado original - mas precisa desativar o Firefox Sync, ou as extensões retornarão.
Aqui ensina a remover no Windows, mas imagino que tenha como fazer algo semelhante numa distro Linux tbm:

A outra referência que encontrei:
https://virusremover.org/como-remover-adsymptotic-com-redirecionamentos/

no momento uso o chrome, e aconteceu isso.

no chrome só tenho a extensão do gmail e o adblock.
estou no linux mint.

a questão do firefox, postei porque aconteceu com alguém de um post que vi.

No Windows, recomendo instalar um antivírus mais forte, como o Bitdefender, e o Malwarebytes, pra tentar remover o Malware. No Linux, como as permissões são diferentes, provavelmente ele não conseguiu se espalhar. Creio que basta limpar o Chrome

tem gente que vi falando que poderia ser um sequestrador de navegadores!

estranho só ter um link no arquivo.

Pelo que li, é um ransomware sim… parece que ele altera as entradas DNS dos navegadores no arquivo Hosts do Windows. Como nas distros não é assim que funciona, aparentemente vc está mais seguro. Mas não tenho tanto conhecimento para te dar certeza. Uma boa é instalar o ClamTK pela loja do Mint e examinar tua home - já que (esperemos) o Chrome só teria permissões para alterar coisas na home e não na raiz do Mint

acho que por via das dúvidas vou formatar o meu Linux Mint!!!

melhor prevenir do que remediar!

Antigamente eu usava o Kaspersky, esses aí são melhores? O Kaspersky tinha opção gratuita, esses tem tmb ou precisa comprar?

Se for fazer, faça backup na nuvem, os servidores online costumam examinar teus arquivos para vírus (Onedrive, Google Drive, Dropbox e Mega, se não me engano, o fazem) e formate tua home junto (caso seja em partição separada - se estiver junto da raiz, ao formatar tudo roda). Uma reinstalação limpa do Windows tbm pode ser uma boa. E não sincronize o Chrome de cara, instala o Ublock Origin e não o Adblock no Win e no Mint, e olha teu gmail por aba privada. Daí observe com calma se o problema volta. Dá uma olhada em accounts.google.com pra ver possíveis brechas de segurança tbm

Kaspersky gratuito tbm é bom, mas pelo que fucei o Bitdefender Free anda melhor. E o Malwarebytes free tbm serve, pq o pago apenas roda em segundo plano, coisa que o grátis não faz. A base de dados é a mesma

O ruim de voltar pro windows é isso de ter que se preocupar com anti virus kkkkkk saudades linux

1 curtida

Eu mantenho o W10 por programas que uso para trabalho, mas que faz um tempo que não preciso. Mas nele acabo tendo de usar precauções “extra” - antivírus, antimalware e firewall instalados, os nativos da MS não me parecem suficientes ou bons para uso

1 curtida

Quais você usa? Pode passar os nomes por favor?

Bitdefender Free, Malwarebytes Free e Zone Alarm Free

Se está acontecendo também no Linux é provável que este tracker também esteja armazenado no seu perfil de usuário do navegador, você utiliza seu navegador Chrome e Firefox sincronizado com a conta? que salva dados de navegação, coockies e etc? Se sim sempre que você logar com a conta do navegador o histórico vai retornar a sua máquina. Neste caso você deve também limpar o histórico de navegação nas contas do Google (Chrome) e Firefox.
No caso do Windows um antimalware deve remover caso tenha versões dele instalados no Sistema