Site da Biblioteca Nacional foi atacado e acervo digital online está fora do ar

Há mais de uma semana tento acessar o acervo digital da Biblioteca Nacional e o serviço permanece indisponível por conta de um ataque aos servidores, a coisa deve ter sido bem feia pela demora. Espero que parte do acervo não tenha sido perdido:

https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/viver/2021/04/site-da-biblioteca-nacional-e-hackeado-e-sai-do-ar-sem-previsao-de-re.html

http://www.bn.gov.br/
https://twitter.com/fbn

Era para esse site ser mais protegido e ter um backup mais eficiente…
Ataques virtuais já são ruins, mas, a bens de utilidade pública são ainda piores. A cultura, a história e a memória do Brasil já sofrem tanto e ainda passam por mais esse problema. Atacar o acervo digital não é muito diferente de incendiar um museu.

5 curtidas

Sonho: hackers expondo os podres dos poderosos, trazendo a público informações-bomba;

Realidade: vândalos digitais e picaretas de ransomware…

5 curtidas

Estou me perguntando até agora como eles foram pegos por um ransomware, um material assim tão delicado quanto esse era para ser isolado do resto do sistema e manipulado diretamente apenas por técnicos especializados. Li em uma postagem na conta oficial da BN em rede social que chegaram mesmo a pedir o resgate dos dados.

2 curtidas

A bandidagem digital está infernizando órgãos públicos — nos quais, pelo jeito, grassa a negligência com segurança digital.

Aliás, nos sete últimos anos, Biblioteca Nacional tem sido especialmente maltratada pelos governos federais.

2 curtidas

Parece que o governo não aprendeu com os ataques ao STF

1 curtida

Esse tipo de ataque e feito por crackers, não por hackers teoricamente

1 curtida

15 dias!

1 curtida