Sistemas Operacionais antigos - Como você gosta de testá-los?

Fala aí, todos nós estamos acostumados com a virtualização de sistemas. E assim como os jogos que jogamos em emuladores, há saudosistas que preferem utilizar um hardware defasado apenas para relembrar os velhos tempos.

Se tratando de sistemas operacionais antigos (pode falar do Windows também), como você prefere testar os sistemas operacionais? Pela virtualização que é mais prática, ou por uma máquina velha que exige um investimento e que simula como era realizada as tarefas antigamente?

2 curtidas

Também gosto de testar sistemas operacionais antigos, especialmente os que de fato usei:

• Windows XP
  • Windows 98
  • Mandriva 2010.2 KDE
  • Kurumin 7 (na verdade eu o usei por poucos dias, mas foi minha primeira distro e na época eu estava testando várias distribuições como BigLinux 4.2 e openSUSE)

Os testo na máquina virtual, mas tenho um notebook antigo aqui com Windows XP, se bem que faz muito tempo que eu o usei.

Eu também adicionaria o Windows 7 nessa lista, infelizmente nunca tive a oportunidade de usá-lo por limitações do hardware do notebook que tive até pouco tempo atrás (só o deixei instalado no meu antigo computador por um dia ou dois) e o meu novo não suporta bem esse sistema operacional. Hoje em dia eu só o instalo para poder usar o Microsoft Office 2013 (o Wine anda meio presepeiro para rodar o ativador).

Eu os instalo por pura nostalgia. Instalo quase todos os programas que eu usava na época, bem como papeis de parede e alguns documentos, fotos e vídeos, a ideia é repetir a experiência, até deixo em tela cheia.

Uma memória bonita era de quando eu linha os .cbr do quadrinho Sandman no Mandriva, ainda pretendo colocar esses arquivos na máquina virtual para repetir a experiência.

O sistema que mais tenho carinho é o Windows XP. Se pudesse eu o usaria até hoje. Creio que eu sentiria o mesmo pelo Windows 7 se eu tivesse a oportunidade de usá-lo.

E de vez em quando gosto de testar esses sistemas operacionais diferentes como Haiku, mas aí já estou fugindo do foco do tópico.

2 curtidas

Eu pessoalmente adoraria montar um XT ou um 486DX4 para rodar uns SO’s antigos. A virtualização é divertida, mas não traz a mesma experiência.
Inclusive me pergunto se software especialmente velhos, do tipo que dependem do clock do processador poderiam ser adequadamente virtualizados. Qualquer diz vou tirar essa prova :slight_smile:

2 curtidas