Sistemas enxutos - Archlinux, ubuntu minimal

Olá pessoal
Ultimamente eu estava olhando uns videos do @Dio sobre a instalação do Arch (Alô mãe! to nos 20% que viram mais de 17 minutos ahahaha eu vi duas vezes o video completo ahaahah) e hoje sobre o Ubuntu minimal, nessa ideia de sistema enxuto modular.
Beleza eu acho a ideia brilhante e me empolgo com ela, porém eu tenho um receio que me impede de formatar meu note e partir para uma solução assim, a “falta” de conhecimento de pacotes.
Eu tenho um notebook com vídeo híbrido (Intel x AMD), uso ele para o meu mestrado de Computação Aplicada (textos em latex, python para plotar gráficos, ides de programação) e para jogar. E tudo está funcionando redondinho ahahahaha
Meu medo é eu simplesmente não saber que preciso de algum pacote, por exemplo: Sei que para notebooks o Ubuntu padrão traz alguns pacotes que otimizam o uso de energia (poupando bateria), sei que preciso do PRIME para acessar a placa de video dedicada (não sei se isso é algum pacote em específico) mas tem muita coisa que eu desfruto que não tenho ideia se é um pacote incluso na base dos sistemas ou é algo extra que eu deveria baixar depois por conta.
Como que vocês montaram o sistema de vocês? Já tiveram problema por não instalarem algum pacote que era essencial para vocês e nem sabiam que ele existia?

3 curtidas

Permita-me te apresentar a ArchWiki, ela tem literalmente todas as informações que vc precisa pra montar um sistema, inclusive informações sobre pacotes dedicados a tasks específicas, vc quer saber se precisar de um pra otimizar consumo de energia? Tem uma página sobre isso. Preocupado sobre que pacotes vc precisa pra fazer sua GPU funcionar? Tem páginas dedicadas pra Intel, AMD e Nvidia. Vc pode sempre simplesmente pesquisar e instalar algum pacote que tenha um feature que vc quer e esqueceu, seu sistema não vai falecer por não ter instalado antes :v parte do uso desses sistemas tá em aprender a simplesmente pesquisar, ninguém tem todos os pacotes que precisa gravados na memória, vc instala conforme precisa.

4 curtidas

Sim, essas páginas eu sei ahahaha eu usei esses como exemplo justamente porque eu sei deles e fui atrás na wiki.
Meu medo são com coisas mais underground sabe. Eu acredito que deve ter tudo na wiki, pq (principalmente a do arch) é a documentação digital mais completa que já vi de algo. Mas se você não sabe que precisa de algo, não vai pesquisar sobre ele.
Resumo: Se eu seguir a instalação e pós instalação recomendada da wiki já é super suficiente para um sistema completamente funcional em um notebook? Ou eu preciso me preocupar com bastante especificidades da máquina?

1 curtida

Única preocupação de especificidade em qualquer máquina é BIOS x UEFI, talvez o gerenciador de rede se vc usar uma placa chinesa que ninguém conhece :v todo resto pode ser lidado depois da instalação, os drivers livres seguram deboa se vc quiser trocar pros fechados depois.

Edit: e o pacote de micro-code do seu processador, é importante instalar isso.

2 curtidas

Aí apareceu o primeiro :smiley: pacote de micro-code do processador

Eu tenho uma sorte que os drivers do meu note com melhor performance são os abertos mesmo então acho que eu n terei problema

1 curtida

Depois de +/- 15h “brincando de quebra-cabeça”, meu Arch Linux nasceu e me surpreendeu positivamente. Eu estava cansado do “out of the box”.

Resumindo em uma palavra: satisfeito

1 curtida

Então cara, pode ser uma boa ou não, no caso do Ubuntu, pelo instalador gráfico se não me engano, existe uma opção de “minimal install” e também não dá para ter certeza que tudo vai funcionar 100% em outra distro, na minha opinião se no Ubuntu funciona bem então pra que mudar?

1 curtida

Olha, existem distribuições linux para muitos gostos, sugiro vc avaliar nos comentários, ou mesmo baixar distribuições lives, para vc ir testando…

1 curtida

Na verdade a maior diferença entre “montar” o seu sistema e instalar um com vem pré-pronto ou “out of the box” é exatamente essa, vai ter que pesquisar quais pacotes que você irá considerar necessário para usar 100% do sistema, isso pode tornar o sistema mais minimalista e faça com que você tenha uma melhor didática dele, tentativa e erro é algo fundamental nesse modo de instalação acredito eu, principalmente com o Arch a primeira vez demorei para entender como faz a instalação apesar da Wiki ser uma mão na roda, agora instalo com maior tranquilidade (quando necessito que é bem raro) hehehehe.

1 curtida