Sistemas congelando!

Postei um outro tópico aqui com o mesmo problema, porém eu achei que fossem os sistemas. Todos os que instalei ou davam erro durante instalação (Xubuntu não chegava a copiar os arquivos) ou depois de instalados. Todos eles congelam aleatoriamente, desde que eu abra praticamente qualquer app, seja terminal, navegador, etc.
Desconfiando do SSD, que é um Netac de 240GB, fui testar através de live CD (sem instalar)pra ver se era algo errado com o mesmo, se é defeito de fábrica ou coisa assim porém o mesmo aconteceu. Travou tanto no Xubuntu quanto no Manjaro XFCE.
A pergunta tem de certa forma a ver com sistemas mas vou focar mais no hardware: O que pode causar isso?
RAM, CPU, SSD ou até o leitor de CD/DVD que estou tendo que usar?

Config:
CPU Athlon 320GE;
RAM DDR4 8GB Juhor 3200Mhz;
MBD B450M Mortar Max;
FONTE CX430 Corsair.

Parece ser problema de ISO corrompida( vc baixou por torrent? por torrent é mais confiável).
Se possível use outro pendrive bootável, muitas vezes o problema está em setores defeituosos do pendrive e nem desconfiamos.

1 curtida

Mas nesse caso tem como checar antes da instalação ou logo após gravar a ISO no pendrive ou DVD se algo tá defeituoso, certo? Pois foi isso que fiz em todas as instalações. Eu até dei uma procurada aqui no fórum e não sou só eu que ando tendo esse problema.
Inicialmente li sobre usuários com CPUs AMD dando esse congelamento e disseram que era algo que tinha que desabilitar em Overclocking → Configurações avançadas da CPU… E por aí vai, não lembro o nome específico dessa configuração. Disseram que depois que desabilitaram pararam de ter congelamentos, porém aqui continuou.
Mas sobre o que tu falou, só se eu pedir pra alguém gravar a ISO pra mim. Gravei tudo fo PC da minha mãe que está com Linux Mint. Usei vários DVDs e como não tenho pendrive usei um SD adaptado em USB pra uma ou duas distros antes de ter que comprar DVDs, pq primeiramente desconfiei disso também.

Continuando a resposta: sim, baixei tudo por torrent. Lembram que ocorre em qualquer fase: tanto em live CD, live USB e depois de instalado quando vou fazer o uso normal.

agora que me atentei que vc usa Athlon… qual a sua VGA?

Uso o vídeo integrado mesmoo

Quero dizer, qual o modelo exato do seu video, seja integrado, onboard ou interno do pprocessador?

Foi mal, cara. É um Vega 3

Atualizando: aparentemente resolvi meu problema alternando a linha do “/etc/default/grub” só que antes disso formatei meu SSD instalando o Fedora em outro computador, pois no meu mesmo eu não conseguia por conta dos travamentos. Daí não sei se foi a junção dessas duas coisas que está fazendo o sistema funcionar normalmente ou não.
Se não me engano não foi necessário alterar o estado do meu “C-Global State Control” pra “disable” na BIOS, que foi uma sugestão que alguns usuários deram em outros tópicos. Vamos ver se continua funcionando! Valeu!

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.