Sistema voltando ao mesmo estado de 2 meses atrás

Estou sofrendo recentemente com um problema relacionado ao estado do meu sistema em termos de memória Algumas vezes, após abaixar a tela do notebook e deixá-lo em suspensão por um longo tempo, ao retomar o acesso ao sistema as atividades não são mais o que eu estava usando antes de suspender. As abas no navegador (firefox) são algo que eu abri há bastante tempo. O código no meu VSCode - que já estava rodando antes da suspensão - o conteúdo do git (commits, stashes etc) exibem apenas de 2 meses atrás, os scripts em que eu estava trabalhando somem e o estado do código volta também ao de 2 meses atrás, além disso a navegação no editor de código fica extremamente lenta. Pensei que pudesse estar relacionado a estouro de memória e tudo ficasse naquele estado quando estivesse usando o swap. Ao desligar o notebook e esperar um tempo para a máquina se recompor, ao iniciar tudo volta ao normal, os arquivos reaparecem etc. Às vezes acontece de ele ficar apenas em tela preta após tentar voltar de uma suspensão, então só consigo reiniciar com a sequencia REISUB. Problemas apenas no Ubuntu 22.04 e não tenho certeza quanto ao driver da placa de vídeo.

Esse comportamento que você descreveu é, de fato, incomum e não deve ser esperado ao sair do modo de suspensão em qualquer sistema operacional, incluindo o Ubuntu. Existem várias causas potenciais que podem estar relacionadas a esse problema, e vou tentar abordar algumas delas e sugerir soluções:

1. Problemas com a Memória RAM: É possível que o sistema esteja enfrentando problemas com a memória RAM. Se houver um problema físico com a RAM, o sistema pode ter dificuldade em restaurar o estado após a suspensão.
  • Diagnóstico: Você pode usar uma ferramenta como o Memtest86+ para verificar a integridade da sua RAM.
  1. Problemas com o Sistema de Arquivos ou Disco Rígido: Corrupção no sistema de arquivos ou problemas no disco rígido/SSD podem causar comportamentos estranhos após sair da suspensão.
  • Diagnóstico: Utilize a ferramenta fsck para verificar e corrigir erros no sistema de arquivos.
  1. Problemas com o Swap: Se a área de swap estiver corrompida ou não configurada corretamente, pode causar problemas ao tentar restaurar o estado da suspensão.
  • Diagnóstico: Verifique se a partição de swap está ativa e tem tamanho suficiente usando o comando swapon -s. Se precisar criar ou aumentar a área de swap, você pode usar ferramentas como gparted.
  1. Problemas com Drivers: Muitos problemas relacionados à suspensão estão associados a drivers problemáticos, especialmente drivers de gráficos.
  • Solução: Verifique se você está usando os drivers recomendados para sua placa de vídeo. No Ubuntu, você pode verificar isso nas “Configurações de Software & Atualizações” na aba “Drivers Adicionais”. Opte pela versão recomendada ou, se estiver usando drivers de terceiros, experimente os drivers open source.
  1. Configurações de Energia: Certas configurações de energia podem não ser compatíveis com o hardware do seu notebook, levando a problemas ao retomar a suspensão.
  • Solução: No Ubuntu, você pode ajustar as configurações de energia através das “Configurações do Sistema” e então “Energia”.
  1. Atualizações Pendentes: Problemas de sistema podem, às vezes, ser resolvidos simplesmente atualizando o sistema.
  • Solução: Use sudo apt update seguido de sudo apt upgrade para garantir que seu sistema e todos os softwares estão atualizados.
  1. Logs do Sistema: Consultar os logs do sistema pode lhe dar uma indicação do que pode estar causando o problema.
  • Solução: Utilize journalctl ou consulte os logs em /var/log/ para ver se há algum erro evidente relacionado à suspensão.

Acho que essas são algumas susgestões que você pode tentar que podem ajudar.

Att,

Rapas isso dai pode ser uma coisa muito lógica, o notebook quando em suspensão ele não para de consumir a bateria do equipamento, e a própria bateria tem um pouco de vazão de energia, pode ser que a carga da bateria tenha acabado.

Dica: As baterias modernas são de Ion de Litio, essas baterias podem ficar 24h na tomada sem ter nenhum dano e os equipamentos modernos tem tecnologia para cortar a recarga da bateria quando ela esta de carga completa a partir da carga completa o equipamento apenas alimenta a bateria com a carga o suficiente para o equipamento se manter em operação.
Aqui meu smartphone fica na tomada o tempo todo.