Sistema reconhece Processador como 8ª geração, mas é 9ª geração

Digitei lspci e o sistema me informou um processador de 8ª geração, mas eu tenho instalado um de 9ª geração. Por quê será?
Ubuntu 18.04 Lts.
Obs: Print com as informações do sistema.

1 curtida

Verifica a versão do pciutils:

apt-cache show pciutils

Provável que depois de atualizar pra 3.6.2 fique normal.

2 curtidas

Ou você pode usar outros programas como: lshw, hwinfo…

2 curtidas

Oi, Victor. A versão do pciutils está como 3.5.2. Tentei o comando lshw… mas tbm apresentou o mesmo resultado: 8ª geração.

Host Bridge é da placa mãe, e não do processador. Qual é a sua placa mãe? O socket 1151 é originalmente da 5th Gen. Ela é daquelas que precisou atualizar a BIOS pra aceitar a 9th Gen?

Placa Asus Tuf Z390M-Pro gaming. Eu não fiz atualização para aceitar 9ª geração.

Eu creio que na verdade é apenas a tecnologia proveniente da geração anterior, se você for olhar também há muica coisa sobre a cannon lake, que de acordo com minhas pesquisas é relacionada a oitava geração, também tem várias coisas sobre xeon e também sobre a 5a e 6a geração. A intel faz muito isso de reaproveitar tecnologia de gerações anteriores, é bem normal.

Oi, gmmacedo. Então vc acha que não tem problema do sistema apresentar essa informação como 8ª geração? Pois, em infomações do sistema, ele reconheceu exatamente o modelo do processador. Apenas em lspci que ficou diferente.

Eu não sou nenhum conhecedor nessa área, mas pelo que eu entendi, o comando lista os barramentos PCI e os dispositivos, para você saber exatamente qual o seu processador, use o comando:

lscpu

Quando usei o lspci apareceu várias tecnologias e fabricantes que eu até conhecia, mas é mais complicado saber o que cada coisa listada ali faz. Se o lscpu acusar outro processador ai eu acho que realmente tem algo errado. Posso estar falando besteira, alguém que entende mais do assunto pode me corrigir.

1 curtida

Como o gmmacedo escreveu, no lscpu também mostra a geração. Em português “Família da CPU:”.

1 curtida

Postei um print com o resultado, Victor.

Acho que só atualizando a Bios então.

1 curtida

Não sei porque se preocupar com isso na verdade.

Talvez seja esse o problema, Victor! Eu fui até o site da asus e, realmente, já tem atualizações para a Bios. O problema é que já tentei fazer e está dando erro.

Cuidado que atualizar Bios é um processo delicado.

1 curtida

Exatamente, Victor. Nem tentei mais. Mas acho que vou ter que chamar um técnico.