Sistema operacional que menos demanda do hardware

Em quais casos o Linux demanda menos do hardware do notebook, considerando memória RAM e processador, do que o Windows?

Basicamente nos casos onde a interface gráfica é a mais simples, quando se utiliza o XFCE, LxQT, Openbox, Flukebox, entre outras menos conhecidas. É comum haver distribuições linux mais leves que incluem essas interfaces gráficas por padrão, bem como fazem instalação mínima de pacotes.

Também usar o sistema de arquivos ext4 (mais simples do que o ntfs) ajuda a manter baixo uso de memória e processamento, bem como não usar sistema criptografado.

De resto, depende um pouco do hardware, pois alguns dispositivos têm melhor suporte do fabricante no Windows do que a versão aberta no Linux, causando a impressão que rodam melhor o sistema da Microsoft, mesmo se comparado com distribuições leves com Linux.

Concluindo, fica bem difícil fazer uma comparação objetiva quando se tratam de dois sistemas operacionais muito diferentes. Vai mais de realizar testes práticos e ver qual atende melhor a necessidade específica de hardware, software e tipo de uso do computador.

2 curtidas

O fedora tá com os requisitos bem baixos ultimamente e para evitar que o sistema dê muita problemas depois de instalado eu recomendaria o fedora atomic silverblue. Caso dê problema eu recomendaria no lugar o fedora spin mate+compiz.

1 curtida

eu diria que em todos os casos, tanto que mesmo em meu computador q é bem potente e roda windows 11 com sobra, a bateria chega a durar 1h a mais no fedora.

Mesmo o kde mais pesado e cheio de frufru não gasta mais memoria e cpu que o windows 11 padrão, sem contar no uso de swap bizarro que a microsoft faz, causando o ssd/hd a sempre estar trabalhando e fazendo swap.

Além disso windows ocupa muito mais espaço que linux, já que não tem nem um tipo de otimização de aplicativos pra usar

Não pense tanto no quanto a distro demanda de hardware, mas como ela gerencia o que tem disponível, junto a um uso consciente do sistema.

Dá uma conferida nesse meu projeto AQUI

1 curtida