Sistema Operacional Baseado em Linux congelando com pouco minutos de uso

Ola, estava tentando fazer um dual boot de Ubuntu com Windows 10, ao terminar a instalação, comecei utilizar o Ubuntu normalmente quando do nada ele congelava e ficava travado. meu notbook é um Samsung Rv511 com i5 M560, 8gb ram, grafico integrado. Obs:instalei o sistema operacional de diversas maneiras, no modo legacy, UEFi, ja tentei instalar sem sem em dual boot. mas nada deu jeito. @Diolinux

Olá :wave:
Qual o software foi utilizado para criar o pendrive de boot? Qual a versão do Ubuntu foi utilizada? O sistema possui SSD ou disco mecânico? São N variáveis a serem consideradas, e de antemão creio que você saiba que o M560, primeira geração Intel Core, possui um IPC bastante superfulo, logo não espere milagres de uma distribuição Linux;
O que você pode fazer é testar distribuições com interfaces mais leves, como o Xubuntu ou o Manjaro Minimal XFCE, Solus Mate (que por sinal, tem uma boa relação com chips intel).

ola, eu instalei as seguintes distribuições, Ubuntu 22.04 LTS, Debian 11 4.0, Xubuntu 22.04, Kali Linux 2022.3, Linux Mint 2. tenho SSD 120gb. tentarei a Solus Mate, , ja eu venho com resultado.

image

utilizei ventoy, rufus.

O Rufus tende a dar problemas com ISO Linux, já foi até pauta de debate em alguns tópicos aqui do fórum. Experiemente o balenaEtcher

ontem fiz o teste, instalando o Solus utilizando o balenaEtcher, mas mesmo assim o sistema congela.

Monitore uso de RAM, Swap e temperatura do equipamento. Pode ser falta de RAM ou superaquecimento, entre outras coisas

Esse modelo da Samsung é de 2010. Os congelamentos podem ter a ver com incompatibilidade com edições novas do kernel. Minha sugestão é experimentar distros usando as versões LTS de kernel mais antigas disponíveis (4.9, 4.14 e 4.19).

1 curtida

testarei, e ja volto com feedback.

Fiz o teste de instalar uma Distro com um kernel mais antigo. de inicio pensei ter resolvido, o sistema não veio a congela. Porem apos eu ter desligado o notebook e ter deixado ele desligado por uma hora, ao ligar o problema veio novamente. Por enquanto irei deixar esse probelma de lado e continuar no windows.

Obrigado pelo retorno!
Você instalou qual distro, com qual edição do kernel? Aplicou atualizações?

Instalei O Fedora 29 que tem o Kernel 4.19, não cheguei a atualizar, depois de 1h utilizando o pensei que estava tudo normal. Desliguei o notebook pois tive que fazer umas coisas. Quando voltei mal saia da tela de login e congelava.

Mas cidadão, o Fedora 29 já não recebe suporte anos…
Desde 2019 → End of Life Releases :: Fedora Docs

Ok, mas eu queria testar um Kernel mais antigo. O @Sergio_H me mandou um post onde um usuario de outro blog relatou o mesmo problema que o meu, resolveu o problema dele instalando o Kernel mais antigo.

Distro com Kernel mais antigo, mesmo que LTS, não significa que ainda tenha suporte. Teste o BusenLabs, é o Debian com algumas boas etapas configuradas. É o único que conheço que venha com um Kernel antigo e ainda com suporte…

1 curtida

O Debian 10, “Buster”, ainda está recebendo suporte, e tem kernel na edição 4.19. Tal como o SparkyLinux 5, o MX Linux 19, o Bunsenlabs Lithium e outros sistemas que se baseiam diretamente no Debian.

O AntiX e o Loc-OS de 32 bits usam kernel na edição 4.9.

2 curtidas

Ou vc pode instalar o Manjaro XFCE e instalar um kernel LTS da série 4, tbm bem fácil de fazer

1 curtida

Pelo que foi reportado pelo OP, a questão é que não dá se quer boot ao instalar com um Kernel diferente do 4.x. Por isso nem cogitei o Manjaro

1 curtida

Ele da boot porem não da tempo de sequer abrir um navegador o sistema congela antes.