Sistema não inicia após ter sobrecarga de memória

Galera, preciso de um Help no Linux, fiz besteira. Deixei o Thunderbird carregando os emails e lotou o HD :grimacing:, aí eu excluí um arquivo de 350mb e reiniciei, agora deu isso :point_up_2:t2:

eu tentei iniciar com um pendrive, mas também não entra, nem aparece o grub.

Antes tente usar o grub padrão e ative as mensagens de inicialização para ver qual o real motivo de não carregar o sistema. Segue aqui o vídeo de como desabilitar os parâmetros do kernel “quiet” e “splash” pra ver mais informações durante a inicialização.

Outro ponto é que para usar esse pendrive de inicialização vc vai ter que desabilitar o security boot na firmware da sua placa mãe.

O Secure boot está ativado?

1 Curtida

E como faz isso sendo ao ligar o notebook ele começa a iniciar e cai direto nessa tela preta

Não sei, tenho que pesquisar pra ver o que é e o ele faz

Secure boot eh uma opção da sua Bios, não sei se vc está ligado nessa terminologia, mas pesquise e tente desabilitar o secure boot, e cuidado para não mexer mais do que o necessário a bios. Boa sorte

2 Curtidas

Pode ser duas situações de configuração do GRUB:

1. Existe uma contagem de tempo com a tela preta (alguns segundos) onde vc pode apertar Shift (BIOS) ou Esc (UEFI) que vai aparecer o menu. Tente inicializar o computador e ficar apertando as teclas (tenta só com shift, depois noutro boot só com esc, tenta deixar apertado e tenta ficar apertando seguidamente).
  2. O GRUB foi configurado para não aparecer o menu. Nesse caso só iniciando por um pendrive e alterando o arquivo /boot/grub/grub.cfg (somente usuario avançado).

Eu desativei o Securety mode e habilitei o Legacy, cheguei nessa tela

1 Curtida

Consegui acessar o SSD e os arquivos, só não consigo excluir, acho que tem haver com permissões

Consegui acessar, via Sudo Nautilus ele permite deletar

1 Curtida