Sistema de ranking usado pelo site Distrowatch

O site distrowatch.com mostra quais distros estão sendo mais baixadas ,
1- lugar MXLinux
2-lugar Manjaro
3-lugar Mint

como eu por enquanto só posso usar o XFCE como interface acabei testando o manjaro e não me adaptei , depois testei o MXLinux e ví que se tratava de Debian com o xfce um pouco mais modificado ai como eu usava o Xubuntu que esta em 35-lugar eu acabei escolhendo o Mint com xfce .

2 Curtidas

Esse site nem de longe deve ser usado como referência em popularidade das distros. Da uma pesquisada no assunto.

7 Curtidas

Como já foi dito, o distrowatch NÃO deve ser usado como referência, porque esse rank é referente a quantidade de vezes que a página de alguma distribuição no distrowatch foi visitada. É um rank que NÃO reflete o que acontece no mundo real e que pode ser facilmente manipulado por bots, tanto que o Manjaro e MXLinux já receberam denúncias de uso de bots.

É basicamente um site que se aproveita de desavisados que acham que o rank do site serve para alguma coisa, ganhando então dinheiro com anúncios.

8 Curtidas

A única parte ruim do DistroWatch é o ranking mesmo. Tirando isso, é um ótimo site pra rastrear pacotes e ver informações sobre uma distro.

7 Curtidas

O design do site também é horrível ! hahaha

4 Curtidas

qual então deve ser usado ???

acho bom o distro watch pq é o que temos.
vcs podem se basear em outras fontes e fazer uma média.

mas por exemplo, se somarmos
as estatísticas dos flavours do ubuntu descritos aqui

(ubuntu+xubuntu+kubuntu, etc…)
do distrowatch, ele soma (hoje)
*Ubuntus 3920

praticamente empatando com o primeiro lugar:
MX Linux 4057

2 Curtidas

Distrowatch é bom para conhecer distros e suas características, mas, não referência sobre downloads ou popularidade de uso.

5 Curtidas

e qual seria o site correto pra fazer tais avalições ???

Já fiz essa pergunta aqui, também não obtive êxito. Pesquisei e tampouco obtive sucesso. Parece que não temos uma ferramenta mais precisa que o Distrowatch mesmo, apesar do mesmo ser falho nesse aspecto. Se existe, está muito bem escondida e não retorna nos motores de busca. Até existia um site com algumas semelhanças, mas, acabou.

1 Curtida

mas é isso que devemos fazer , se perguntar e tirar as proprias conclusões , mas temos que adimitir que no momento o unico meio de tirar essa duvida é neste site , sabemos que lá não existe uma resposta comprovada mas ao menos dar pra ter uma base de quais distros nos despertam mais interesse.

1 Curtida

Inclusive a título de informação, existem muitas distros que sequer são listadas no Distrowatch, claro que a maioria devem ser obscuras e pouco utilizadas, além de serem as chamadas “Refisefuqui”.

Para distribuições? Não existe. Fazer esse tipo de análise não é algo fácil, porque você precisa de várias fontes diferentes que sejam confiáveis e bem filtradas para que com essas, um resultado aproximado possa ser levantado. Existem empresas e serviços que cobram para fazer esse tipo de análise de mercado, tamanha complexidade que algo assim pode tomar.

Pode não ser o que você deseja, mas o netmarketshare faz um trabalho confiável atualmente em levantamento de dados.

1 Curtida

Corroborando com o que foi falado sobre a confiabilidade. Existem distros que configuram a página deles no DW como página inicial do browser padrão. Isso acaba aumentando um bocado o número de views fazendo a distro subir no ranking. Mas como também já foi dito, DW é legal como curiosidade pra coletar informações sobre as distros e fazer algumas comparações. Sempre dou uma olhadinha por lá.

Na época em que o Superdownloads era referência, meu ex-patrão colocava o site da remaster para abrir a página dele (SD), fazendo ter a ideia que as pessoas estavam atrás do Sistema FeniX.

Inclusive, para dados mais precisos seria necessário que os usuários aceitassem o envio de algumas informações para um local centralizado, o que naturalmente nem sempre é fácil de convencer o usuário médio de Linux que preza um pouco mais que os usuários médios de outras plataformas por sua privacidade, mesmo que isso seja por boas causas e seguro.

1 Curtida

Quais distros por exeplo ???
pelo menos as que estão na frente ja testei e o navegador não vem com o site como pagina inicial nem padrão e nem com um link em favoritos.

mas se a distro sobe de posição mesmo tendo o suposto browser configurado com o site como a pagina inicial padrão não significa que essa distro está sendo mais usada ???

na verdade eu preciso de foco, pois eu tenho que escolher uma distro que atenda minhas nescecidades e tambem que seja produtiva e não " linda "
ai vem esse questionamento sobre qual delas vou instalar ??? ai eu prefiro pesquisar bastante pra não ficar viciado em formatar SSD , vi em algum forum ou talvez aqui mesmo uma imagem de um disco com quase todas as distros instalada kkk ,
ou seja o usuario até hoje não se decidiu qual a distro mais lhe atende ,

entre as que testei apenas me interesei por duas Mint (xfce) e Xubuntu ambas com a mesma base mas em quesito produtividade eu optei pelo Xubuntu.

1 Curtida

É você, @frc_kde? (@Edy_Lima, note que todas as distros dele usam Plasma!)

2 Curtidas