Sistema de Arquivos EXT4 consome parte grande do HD

Fala Pessoal!
Tranquilo?

Recentemente eu particionei um HD meu aqui, para usar como Dados e backup.
Criei a partição com 330 GB de tamanhp e formatei como ext4, pelo Gparted.

Ao final do processo, fiz a montagem da nova partição e pra minha supresa, sem ter nada lá o meu espaço livre é de 291 GB.

Ou seja, o Ext4 “comeu” quase 40 preciosos GB do meu HD.

Eu queria entender o pq isso ocorre e sem tem alguma “solução” pra isso.

Abraços,

O Estranho, é que no Gparted mostra valores diferentes:

Olá!

Bem, o fato de formatar um sistema de arquivos é criar uma organização dentro dele. É como se o espaço fosse um quarto e a formtação fosse colocar armários nele. O armário também ocupa espaço, mas se não tivesse ele, ficaria bem difícil achar algo lá dentro. Esses dados “perdidos” são chamados metadados e no ext4 são ocupados por inodes, journal e demais características que necessitariam uma aula sobre o sistema de arquivos, a parte debaixo do capô.

Eu não sei especificamente quanto desse espaço é de metadados, mas sei que conforme as opções de formatação ele pode ser maior ou menor. Quando se escolhe um tamanho de bloco menor, o disco vai ter muito mais blocos e por consequencia mais informação em metadados. Geralmente o tamanho de bloco usado é 512 bytes, mas dependendo do uso pode-se usar até blocos gigantescos!

P: Mas então porque eu não coloco blocos de 2 mega? Eu ia perder pouco espaço para organizá-los.
R: Cada arquivo que você coloca no disco vai ocupar no mínimo um bloco. Então aquele arquivo texto com 20 bytes, quando guardado num disco formatado com blocos de 2M, vai ocupar 2 M de espaço em disco!

Outro fator que pode ter acontecido é que durante a formatação é possível reservar espaço apenas para o superusuário. Isso é interessante quando o raiz do sistema está na partição, pois impede que o usuário encha do disco na sua home e acabe travando o próprio sistema operacional. Por padrão escolhe-se exatamente esse 5% como quota de reserva. Para verificar o valor atual da quota use o comando:
tune2fs -l /dev/sda3
Haverá uma linha ‘Reserved block count’ que é esse espaço reservado pro sistema ou superusuário.
Se for do seu interesse, vc pode zerar essa reserva, principalmente se tiver apenas dados de usuário comum. Use:
tune2fs -m 0 /dev/sda3
Essa opção ‘-m 0’ vai setar a reserva para 0%.

2 curtidas

Cuidado para não misturar unidades (GiB e GB), GiB -> 1024 e GB -> 1000, 330 GB equivalem a ~ 307 GiB, você não perdeu 40 GB, você perdeu ~ 8 GiB/GB, essa ‘perda’ inicial é normal. O que sobrou, ~ 291 GiB equivale a ~ 312 GB.

2 curtidas