Sistema carregando em modo leitura, aparece cadeado nas pastas e não deixa editar

sou novo usuário de linux estou com ele a uma semana e estou usando pra aprender linguagem python, porem ontem ao desligar desmarquei a opção de entrar com senha, e mandei entrar automático, hoje, ao abrir os projetos, não esta mais funcionando, todas as pastas aparecem com um ícone de cadeado no canto, e não estou permitido escrever nada, nem mesmo consigo rodar os códigos, já ativei novamente a ativação por senha, e reiniciei porem ainda ta com o cadeado, não consigo, acessar, fotos, musicas, textos, nada só tenho visualização, o sistema entende que estou logado como usuário root(até pq não tem outro usuário criado), ja fui em configurações e aparentemente esta tudo ok, esta habilitado todas as opções de leitura e escrita de arquivos, mas ainda sim não consigo alterar nada, alguém sabe como resolver, não achei nenhum conteúdo voltado para o deepin linux, nesse quesito ou mesmo alguém que tenha tido esse problema.

A primeira linguagem que você precisa aprender é o português formatado na internet.

É super difícil ler textões assim, eu li 3x e acho que ainda não entendi, mas…

Roda aí sudo chown -Rv $USER CAMINHO_DA_PASTA

Esse problema está voltado para o seu projeto pyhton ou todo sistema ficou assim?

Qual mensagem aparece quando tenta rodar o projeto? Poderia postar aqui um print scrn?

Sempre deixo para acessar automaticamente e nunca vi esse problema, parece ser algo relacionado ao projeto e não ao sistema.

Realmente foi uma formatação de texto bem ruim. Dificulta em ajudar.
Quando precisar de algum apoio, tente explicar o problema com máximo de informações e relate o que você já fez.

Me parece problema típico de permissões, mas eu tenho algumas dúvidas.

São só as pastas do seu projeto ou todos os arquivos e pastas do seu diretório /home estão assim?

Tente criar um usuário para você e depois vá dando permissões root de acordo com o que suas aplicações vão solicitando, é mais seguro e evita algumas dores de cabeça. A ajuda do @anon17586640 é excelente. Tente e depois nos diga os resultados. Se possível, envie prints dos erros caso ainda os tenha.

1 Curtida

Tudo “certo” não estava, porque o certo é ter usuário comum para usar o computador.

Não sei se é o caso, mas talvez o sistema de arquivos está sendo montado somente leitura devido a alguma falha.