SIS Mirage 3 Linux

Alguém pode dar uma ajuda? Tenho um notebook Philco com SiS mirage 3, tentei instalar algumas distros, mas o sistema sequer sobe. Consegui instalar o Parrot OS, porém ao iniciar
depois do primeiro boot não vai.
Existe alguma distro, mesmo que antiga que deve funcionar?

O Mageia geralmente lida bem com placas SiS. Recomendo dar uma olhada:

Mageia

SIS sempre foi uma dor de cabeça tanto para Linux quanto no Windows, tente a distro MX Linux

O problema é que, na época que elas eram comuns, já se tinha problemas de suporte a elas. Acho mais fácil pesquisar por soluções que outras pessoas encontraram. Do que ficar testando uma distro atrás da outra.

Mas, se quiser ir testando distros, mesmo assim. Talvez, distros que tenham suporte a uma gama de hardwares mais antigos, seja um bom começo. Como Debian, PcLinuxOs, Mageia, Slitaz, Puppy etc.

P.S: fuçando na net, achei esse script no GitHub: Bash script to install SiS Mirage 3+ graphics drivers on Linux · GitHub

Eu pensei no Debian, ele costuma ter suporte a placas mais antigas… mas creio que tua solução deve ser mais adequada, @Tuxraldo

Eu já tive a sis3 em outra ocasião, porém agora nem subir o sistema vai. Vou tentar com Mageia e MX linux, depois volto para dar a resposta.

Opa, eu sou dono de um notebook com placa de vídeo SiS e entendo muito bem a sua situação.

Dê uma olhada no meu artigo sobre como lidar com esse chipset:

Também vale a pena olhar os comentários. Repare que o pessoal comentou do MX Linux 19.2.

boa leitura :slight_smile:
https://www.vivaolinux.com.br/topico/Mandrake-Mandriva/Distros-com-suporte-ao-driver-SIS-2-Round/

no post o cara conseguiu rodar no mint 20 com esse script Bash script to install SiS Mirage 3+ graphics drivers on Linux · GitHub

Não vai ter jeito, vai ter que compilar o driver.

Segundo informações dos papas do gentoo:

que no caso é o mesmo repositório do script que o @Glaulher passou.

A unica dica a mais é que se vc precisa de resolução 1366x768 em alguns monitores LCD vai precisar adiconar ainda a opção Option "UseTiming1366" "true" no seu xorg.conf

De uma olhada nesse link
https://www.vivaolinux.com.br/topico/Mandrake-Mandriva/Distros-com-suporte-ao-driver-SIS-2-Round/

Galera andou testando quais distro tem suporte para chipset SiS esse ano.
Eu li em algum lugar que os drivers SiS foram removidos a partir do kernel 5 (suporte passaria a depender do detentor da distro), ainda estou procurando sobre.