Sicronizar pastas entre um pendrive e o computador

Fala pessoal tudo certo?

Faz um tempo que eu uso basicamente um pendrive para carregar meus arquivos mais importantes e coisas de escola no geral.
Nunca gostei de usar a nuvem e ainda não teve um serviço que me convenceu a usar, já testei Google drive e no geral não gosto pois meus arquivos acabam sempre por ser convertidos, mas explorei pouco esse área e ainda gosto bastante do meu Pendrive aksaksk.
Mas uma coisa que eu gostaria de explorar é tentar sincronizar o pendrive com alguma pasta no meu computador principal. Por exemplo, eu levo o pendrive para a escola, baixo arquivos lá, crio pastas e etc e assim que coloco no meu computador ele sincroniza com uma pasta.
Seria como um backup (que já faço), mas para um acesso mais dinâmico e que não dependa que meu pendrive esteja conectado no meu Pc principal para eu conseguir pegar arquivos antigos ou que eu uso bastante. E quando eu quiser baixar um novo arquivo eu baixe e ele passe assim que eu conectar o pendrive e vice-versa. Dê preferencia que funcione no Linux Mint 20.03 =)
Inclusive já até pensei em montar um NAS mas não é uma realidade que consigo hoje, mesmo com um Raspberry PI.

Agradeço qualquer dica de programa ou serviço que faça isso.
Atenciosamente
Tobias

Tem o Duplicati, acho que pode ser o que vc procura - funciona em nuvem, mas acho que serve pra dispositivos físicos, incluindo servidores via intranet ou mesmo um pendrive

1 curtida

Dá pra desativar isso entrando no Google Drive e desmarcando essa opção do print.