SHODÔ (PJe) no Ubuntu, POP!_OS

Bom dia a todos!

Nem sei se esse é o ambiente correto para fazer um tutorial como a que esse se propõe, mas foi o primeiro lugar que me ocorreu. Ademais foi aqui que eu consegui ajuda para instalar o Programas de Declaraçao de Imposto de Renda da Receita Federal.

O PJe (Um projeto idealizado pelo CNJ, utilizado e desenvolvido pelos servidores da Justiça Federal, Justriça do Trabalho e outros) é o processo judicial eletrônico, evolução natural do processo judicial de papel. Para você entrar no sistema você precisa se identificar, não com um login e senha, mas através de um token. Para tanto foi preciso desenvolver dois assinadores (isso mesmo, eles não deixaram isso a cargo do navegador, como é o caso do e-cac por exemplo), onde para mim bastava um: O assinador PJeOffice e o assinador SHODO. Ambos desevolvidos em Java. Aliás acho que todo o PJe foi desenvolvido em Java. Vou tratar aqui apenas do SHODO.

Consegui fazer funcionar os dois assinadores nas seguintes distribuições: Manjaro, Mint e Deepin. Mas não conseguia fazer funcionar no POP!_Os e no Ubuntu. Assim, ficou claro pra mim que o problema era com o Gnome. Vamos lá:

  • Pré-requisitos: Instale o IcedTea (javaws).

SHODO:
1- Onde baixar:
https://pje.tst.jus.br/shodo/AssinadorJT.jnlp

2- Torne o assinador executável:
sudo chmod +x /onde-voce baixou/AssindaorJT.jnlp

3- Executar:
javaws /onde-voce-baixou/AssindaorJT.jnlp

Foi ai que o negócio pegou: não funcionava.

Detalhes:
1- Não se comportou assim com o Manjaro, Mint ou Deepin.
2- Com o assinador PJe-Office funcionou, e com a mesma "lib" do token e na
  mesma porta USB do computador. Foi ai que me deu um estalo: O java era o mesmo?

Pesquisando descobri que quando se baixa o assinador PJeOffice, baixa-se também o
seu próprio JRE! Incrível, não!? Partindo daí, o que eu fiz foi garantir que o javaws use o mesmo java.

4- Baixe e instale a última versão do PjeOffice em:
ftp.pje.jus.br/pje/programs/pje-office-1.0.19/pje-office_1.0.19_amd64.deb

5- Utilizando o java do assinador PJeOffice
Abrar o Iced-Tea-Web Control Panel, vá em JVM Settings e, em Set JVM for IcedTea-web, mude para o seguinte diretório: /usr/share/pje-office/jre.

Se tudo der certo o IcedTea dá a seguinte mensagem: JDK8 recognized. jdk8 and higher are supported.

6- Repita o passo 3
Se tudo der certo, a tela inicial do SHODO aparecerá para você. Aceite todas as perguntas que ele lhe fizer e conclua a instalação;

Em seguida o SHODO vai pedir que você faça um teste e ao clicar no botão Ok ele lhe levará para o seguinte endereço local: “https://127.0.0.1:9000/#bemvindo

Nesse ponto você pode fazer um teste clicando em “Teste de Assinatura”. Como o Gnome não tem suporte ao “SystemTray”, como no Mint por exemplo, o SHODO não cria o ícone na bandeja para que você possa fazer suas configurações como, por exemplo, informar ao programa onde ele pode achar a “lib” do token que você está utilizando. Mas ai o browser (que você sabe, tem que ser o Firefox) lhe dá uma segunda chance e pergunta onde está o arquivo. Assim, vá atrás do mesmo no seguinte caminho, lembrando que o meu token é o “ePass2003”:

/lugar-onde-voce-fez-o-download/ePass2003-Castle20141128/x86_64/redist/libcastle.so.1.0.0.

De novo, se tudo der certo, o led do token começará a piscar e a senha será solicitada a você.

Download do arquivo em:
https://www.soluti.com.br/download/1144

7- Be Happy

Gente, isso tudo que eu escrevi parte do pressuposto que seu sistema já reconhece o seu token. Caso contrário o browser lhe pedirá a senha, você digita, e nunca que dá certo, assim como o led do token nunca pisca, deixando claro que o sistema não sabe o que é aquele treco espetado naquela porta USB do seu computador. Desse modo você primeiro terá que ser capaz de configurar/instalar o seu token no Linux. Se quiser eu mostro como em um outro tutorial.

Para mais detalhes sobre o projeto PJe, acesse:
https://www.pje.jus.br/wiki/index.php/Página_principal

Nilson Jr.
TRT8 - 15a. Vara de Belém

7 curtidas

No Arch, Manjaro ou outras distros com a mesma base, basta instalar eles através da AUR e se certificar que o Java 8 está setado como padrão, que eles irão funcionar. O blog Manjariando mantém esses programas funcionando perfeitamente para o Manjaro, os pacotes disponibilizados pelo blog já faz “toda” a configuração necessária para que eles funcionem, o usuário só precisa setar o Java 8 e configurar o seu token (que também existe pacotes para a configuração de alguns modelos no blog).

Saudações.

2 curtidas

Aqui ele localizou o token automaticamente, mas eu queria abrir a janela de configuração para deixar ele pedir senha apenas no primeiro acesso e depois pedir somente a confirmação. Alguém sabe como?

O Shodo cria um arquivo chamado shodo.conf dentro do diretório .shodo, criado na sua home após a primeira utilização. Nele você pode colocar o caminho do driver com caminho.driver=/usr/lib/libeToken.so (esse é o caminho do meu token, no caso) e alias=seunome.

Penso que essa configuração também seja possível por meio deste arquivo, mas não tenho ideia de quais termos usar :thinking:

O PJeOffice abriu a janela de configuração completa aqui e eu pude mudar essa opção nele, mas não consigo achar onde ele salva essas informações.

Oi Bruno,

você tem razão! Se você ver o “start” do PjeOffice você vai perceber que ele tenta por 10 vezes iniciar o systrey(ícone na bandeja) sem sucesso. Na 11a. ele disiste e abre uma janela no seu desktop onde você pode fazer as configurações desejadas. Mas isso é chato pq fica aquela janela flutuando no teu desktop a toa. o Shodô, infelizmente, não tem isso. Lamento não poder te ajudar, é uma característica do Gnome. Por curiosidade, o Shodô foi desenvolvido pelo pessoal da 3a. Região-MG(Juro que vi isso nas minhas pesquisas, mas neste momento não acho novamente essa informação), bem que eles poderiam ajustar isso. Derrepente eu até poderia tentar entrar em contato com eles. Quem sabe!

1 curtida

Descobri!
Eu subi uma VM com o KDE e fiz uns testes com ele. Mudando a configuração do Shodô para solicitar apenas confirmação, ele adiciona os seguintes parâmetros no arquivo shodo.conf:

quando.solicitar.pin.default=CONFIRMACAO
usar.certificado.a1=false
local.certificado.al=
mecanismo.acesso=DEFAULT

Quanto ao PJe, tudo indica que essa configuração fica armazenada em ~/.java/userPrefs/br/jus/cnj/pje/office/assinador/prefs.xml. Dentro deste arquivo tem uma linha com value=KEEP que é modificada para value=CONFIRM quando eu faço a alteração nas configurações do PJe.

Obrigado pela atenção, Nilson! Seria ótimo se os desenvolvedores desses assinadores pudessem dar uma maior atenção ao Gnome, já que é o DE padrão do Ubuntu, principal distro linux hoje em dia (embora eu não a utilize rsrs). Se bem que isso me parece mais culpa do java ou do próprio Gnome do que dos assinadores, mas enfim…

PS: Não sei bem o motivo da configuração do PJe ter aberto, já que eu estava utilizando a extensão Unite para exibir o SystemTray (então ele aparece mas fica bugado, sem utilização), e tanto o PJe quanto o Shodô não abrem aqui sem esta extensão, nem mesmo ocultos em segundo plano. Mas eu pude fechar a janela de configurações depois sem maiores problemas.

Show!!! Espero que ajude a outras pessoas. Mas o ideal é que seja fácil como costuma ser no Windows. Deve ter um canal aberto com os desenvolvedores, vou pesquisar isso.

Mais um mistério resolvido!