Pensando na praticidade em montar uma imagem ISO para extrair os arquivos nela, resolvi automatizar os comandos através de um script para fazer isto. N sou experiente em programação, meu objetivo foi criar um script funcional e com uma formatação agradável a vista, creio q consegui!
Muito bom, simples de usar.
Willian, muito legal seu script. Posso opinar em algo?
Me parece que ele cria a pasta nomeada pelo usuário em /mnt, porém visando organização pois vai que o usuário resolva manter esses arquivos para si, não seria interessante que o usuário pudesse informar no script onde (em que pasta) ele deseja que o conteúdo seja extraído?
Entendo que talvez você esteja buscando simplicidade, ficaria então para uma versão B do mesmo script no caso.
Então @MotaC, o objetivo era apenas montar a imagem, a partir disto é possível usar recursos gráficos do sistema para acessar os arquivos da iso. Aí fica ao critério do usuário copiar os arquivos e colar no diretório que quiser. A pasta criada em /mnt é apenas para montar a iso, os arquivos n ficam nela.
Parabéns mano, simples e direto ao ponto
Gostei bastante, vou testar aqui obrigado pelo código
[Atualização]
Agora o script verifica se ja há uma pasta em /mnt com o nome escolhido, se houver ele informará, passando pra próxima etapa, se não ele criará a pasta.
Não sei se é possível melhorá-lo, mas se for eu continuarei fazendo.
Acho que este script só serviria para gerenciadores de arquivos com muitos poucos recursos, visto que Nautilus, Nemo, Caja e etc possuem a opção de montar ao clicar com o botão direito na ISO.
O Dolphin, por exemplo, n possui esta opção. Em todo caso, o script tbm pode servir para o aprendizado sobre shell script.
Na verdade não são os gerenciadores, mas sim um executável externo e independente, geralmente o gnome-disk-image-mounter
Se por algum motivo esse pacote não estiver presente a opção não aparece