Opa, fiz um shellscript básico para atualizar dar sudo pacman -Syu
, mas ele pede a senha e assim não fica 100% “automático”, queria saber se tem um jeito de apontar para o script qual a senha ou ele próprio digitar a senha ou algo do gênero. Sou novo em shellscript, começando no caso. Agradeço desde já!
Isso não é culpa do shell script, e sim do próprio sudo, você precisa dizer pro sudo que seu script pode ser usado sem precisar de senha, e o processo consiste em adicionar a linha:
%sudo ALL=NOPASSWD: /caminho/pro/seu/script
No arquivo /etc/sudoers
ANTES da linha:
#includedir /etc/sudoers.d
E você faz isso com:
sudo env EDITOR=nano visudo
Após adicionar a linha, pressione CTRL+O e depois Enter, por fim, rode:
sudo seu-script
E ele não vai pedir senha
Eh uma boa forma de quebrar o sistema.
Pq?
Quem verificou o arch news e os repos por cima para ver se havia algo importante antes dos updates?
E a verificação dos arquivos .pacnew depois?
O Pacman não dá conta dos updates do aur. Dependendo dos pacotes do aur , eh necessário recompila-los depois de atualizar o sistema.
Para usar uma nova versão de um programa, deve-se reinicia-lo. Ou seja, se mudar o kernel ou o systemD tem que reiniciar o sistema. Para usar a nova versão de drivers como o de vídeo, provavelmente fazer no minimo um log off e um log in. Os demais aplicativos ainda assim precisam ser reinicados se estiverem rodando se não, não vão usar o novo código.
Um bom jogo eh ir em
https://archlinux.org/packages/
clicar em um pacote e depois clicar em alguma das dependências e ir fazendo isso até não sobrar dependências que vc não tenha acessado e lido a respeito ainda. Isso pq a cor dos links que tu visitou mudam então dá para fazer esse jogo e conhecer melhor os pacotes.
Uma alternativa é rodar checkupdates -d
, do pacote pacman-contrib
. Ele apenas faz o download antecipado das atualizações (sem instalar) para tornar o pacman -Syu
mais rápido.
Eu mesmo tenho um temporizador (cron) que roda esse comando a cada 24 horas.
É um pouco exagerado, geralmente tem notícia na página inicial se algum pacote precisa de intervenção manual. Basta visitá-la (ou mesmo ter um leitor de RSS) na maioria dos casos.
O que ele quis dizer eh ver as noticias e os foruns (formulários) do arch
Geralmente eu vejo a seção de newbies , pacman e atualizações e problemas com hardware de laptop…
O passatempo de ficar vendo dependências dos pacotes dos repos oficiais, vi em um comentário lá do forum do arch linux. Ao invés de ganhar tempo, usa o tempo para aprender mais sobre os pacotes e como as dependências se ligam. Afinal, core extra e community só tem uns 12 mil pacotes…
Para baixar os pacotes sem instalar
$ sudo pacman -Syuw
Note a opção -w… Esse comando eu uso para me preparar para fazer os updates (uma vez por mes pq uso um repo fixo do arch linux archive, do primeiro dia de cada mês e o fallback eh o dia 2).
Observação a gente gosta de sincronizar o sistema, update tb serve mas os caras de TI que vão poder explicar direito a diferença
O pessoal do Arch contra-indica esse comando para essa finalidade porque ele induz upgrades parciais.
Depois desse comando, a única coisa que você pode rodar com confiança de que você não vai quebrar o sistema é pacman -Syu
(é o seu caso, mas é bom deixar o aviso), pois ele baixou as informações das novas versões do programa direto do repositório. Desse modo, pacman -S qualqueroutropacote
pode puxar uma versão mais nova de uma biblioteca importante e quebrar o resto do sistema.
Cara não utiliza scripts pra essa finalidade, você está querendo “passar por cima” de uma segurança do sistema e isso jamais é indicado, se não quer digitar o comando “sudo pacman -Syu” cria um alias no próprio ~/.bashrc em que você pode encurtar o comando, apesar que ele vai pedir a senha, mas é o método mais seguro em atualizar não só o Arch mas qualquer outra distro.
Se estiver se referindo à opção -Syuw
contra -Syyuw
, só se vc estiver fazendo bagunça com a sua mirrolist (lista de espelhos). Note a opção -yy neste caso da sua fala.
De outro modo, não é o padrão fazer downgrades no sistema nem sincronizar com
espelhos sabidamente fora de sincronização com os principais. -Syyu pode evitar alguns problemas pros iniciantes mas demora mais…
No meu caso, sempre tento atualizar a Arch para frente, pelo menos uma vez por mês mas meu Manjaro eu já fiquei 9 meses sem atualizar e atualizei sem problemas sem me preocupar muito