Opa, fiz um shellscript básico para atualizar dar sudo pacman -Syu
, mas ele pede a senha e assim não fica 100% “automático”, queria saber se tem um jeito de apontar para o script qual a senha ou ele próprio digitar a senha ou algo do gênero. Sou novo em shellscript, começando no caso. Agradeço desde já!
Isso não é culpa do shell script, e sim do próprio sudo, você precisa dizer pro sudo que seu script pode ser usado sem precisar de senha, e o processo consiste em adicionar a linha:
%sudo ALL=NOPASSWD: /caminho/pro/seu/script
No arquivo /etc/sudoers
ANTES da linha:
#includedir /etc/sudoers.d
E você faz isso com:
sudo env EDITOR=nano visudo
Após adicionar a linha, pressione CTRL+O e depois Enter, por fim, rode:
sudo seu-script
E ele não vai pedir senha
Eh uma boa forma de quebrar o sistema.
Pq?
Quem verificou o arch news e os repos por cima para ver se havia algo importante antes dos updates?
E a verificação dos arquivos .pacnew depois?
O Pacman não dá conta dos updates do aur. Dependendo dos pacotes do aur , eh necessário recompila-los depois de atualizar o sistema.
Para usar uma nova versão de um programa, deve-se reinicia-lo. Ou seja, se mudar o kernel ou o systemD tem que reiniciar o sistema. Para usar a nova versão de drivers como o de vídeo, provavelmente fazer no minimo um log off e um log in. Os demais aplicativos ainda assim precisam ser reinicados se estiverem rodando se não, não vão usar o novo código.
Um bom jogo eh ir em
https://archlinux.org/packages/
clicar em um pacote e depois clicar em alguma das dependências e ir fazendo isso até não sobrar dependências que vc não tenha acessado e lido a respeito ainda. Isso pq a cor dos links que tu visitou mudam então dá para fazer esse jogo e conhecer melhor os pacotes.
Uma alternativa é rodar checkupdates -d
, do pacote pacman-contrib
. Ele apenas faz o download antecipado das atualizações (sem instalar) para tornar o pacman -Syu
mais rápido.