Seu linux funciona do jeito que você quer?

Hoje trago um debate um pouco preocupante sobre o mundo linux.
Afinal de contas o problema está na distro ?

A escolha da distro que será instalada pode não ser uma tarefa simples pois há relatos de usuários que formataram inúmeras vezes o computador por achar a distro muito feia ou que não tem personalizações o suficiente, há outros relatos de incompatibilidade de hardware e etc…
Não existe distro perfeita mas podemos aperfeiçoá-la sem custar uma formatação por outra.

A minha distro me satisfaz em praticamente tudo como:
Wifi, bluetooth, hotspot, conexões por satélite, compartilhamento de arquivos em rede, suporte a cameras digitais, impressoras, aplicações de programas em edições de audio e video e em 3D, emuladores de sistemas operacionais e muitos outros.
As personalizações de fabrica da distro pode não ser das melhores, por isso temos o gnome-look que nos dá uma mãozinha.

4 curtidas

Bom, se eu estivesse usando o Gnome, o Crystal Linux funcionaria muito bem. Ao menos a versão que instalei em Agosto de 2024.

E agora estou usando o EndeavourOS, e ele me atende bem. Com exceção de um detalhe: Um Bug que faz com que a CPU fique limitada a 399 MHz em algumas ocasiões. E isso ocorreu tanto no Crystal Linux com Plasma (que é terrível) e no EndeavourOS com o Plasma.

E estou gostando do Plasma, principalmente pelas opções de personalização que ele oferece. Antes, achava ruim a falta de temas QT, mas agora estou mais confortável com isso, pois basta mexer um pouco no esquema de cores até deixar do jeito que você quer.

3 curtidas

Esses dias eu modifiquei toda a minha distro corrigindo alguns bugs feitos por mim mesmo incluindo a área de trabalho kkk e gostei bastante do resultado.

Quase sempre tenho problemas de som com todas as distros. Não sei por que tanta insistência do Linux em deixar algumas coisas não setadas por padrão, que deveriam ser, ao menos na minha humilde opinião. Sim, eu quero o audio com alta prioridade, se isso é necessário pra ouvir uma música sem 3000 erros no pipewire, que se pode ver pelo pw-top. Fora os horríveis pops e clicks incessantes que destroem gravações.

Faltava, no Endeavour OS, adicionar o usuário no grupo rtkit, audio e video. É pra acabar. Várias outras já deixam isso feito, por que aqui não é assim também?

E resolveu o problema.

PS: também estou usando o kernel zen.

2 curtidas

Precisava de uma distro do lado RPM do lado da força e por curiosidade acabei instalando Oracle Linux 9 que nada mais é do que um clone do Red Hat e ja esta ai funcionando a muito tempo. Apesar dos repositórios EPEL da Oracle serem bem menores que o próprio EPEL da Red Hat/Fedora acabo encontrado o que preciso no flatpak e snaps.

Tudo funciona tranquilamente sem surpresas ou incompatibilidade e o gnome que é a versão 40.04 é perfeitamente personalizável então esta satisfazendo até o momento.

1 curtida

Eu tive alguns travamentos no big linux, o que era estranho pois meu PC é bom.
No Windows os travamentos eram mais frequentes ainda.
Suspeitei ser do SSD white label que a pichau vende, pois nos dois sistemas ocorriam travamentos.
Comprei um NVME da Crucial e resolveu. Era o SSD chinês mesmo.

No momento tudo funciona perfeitamente, não estou tendo bugs. Quanto ao software estou me adaptando bem. Encontrei um grupo no Telegram de advogados que usam linux e obtive suporte no que precisei, especialmente indicação de softwares para o trabalho.
Até o momento estou satisfeito.

2 curtidas

no meu NoBo samsung, sim. no positivo, mai o menu. no primeiro, Solus OS que não dá xabú como o Arch, nas atualizações. E na versão 6.3.3 do plasma, o wayland resolveu ficar decentinho pra uso. já no segundo, a placa de som do cramunhão da intel parace eque resolvi. falta apenas um pequeno ajuste. mas o processador celeron não ajuda muito, junto com a resolução 1366. mas dá para usar “normalmente”.

1 curtida

Minha distro me atende totalmente. Estou plenamente satisfeito.
Lá no passado fui usuário do Suse Linux até a versão 9. Tentei usar o Opensuse quando foi lançado e não gostei. Fui para outras distros, recentemente voltei e estou plenamente satisfeito. As distros que mais gosto são Slackware e Opensuse, pai e filho. :laughing:

2 curtidas

O Debian estável realmente é um tanque de guerra, tal qual o Slackware. É instalar e esquecer. Chega a ser monótono. :grinning_face:

2 curtidas

Já testei várias distros e todas me proporcionaram o que procurava.
Seja em programas ou em possibilidade de personalização.

Mas dou preferência para distros rolling release e atualmente estou com o Arch Linux Cinnamon. Para mim, os melhores DE’s com possibilidade de personalização são Gnome, KDE Plasma, Cinnamon e XFCE.

4 curtidas

Sim, realmente gosto do arch, mas também curto o gentoo e o fedora, no gentoo vc aprende bastante, assim como no arch e no fedora é mais instalar e o sistema já está praticamente pronto. Meu foco sempre foi uso doméstico, então prefiro distros com pacotes mais atualizados.

1 curtida

Isso é muito bom rapaz ainda mais que o linux trabalha muito bem em cada detalhe dos circuitos da placa-mãe incluindo o South Bridge e North Bridge obtendo a melhor performance consumindo menos.

Quando eu conheci o Big Linux fiquei espantado com tantos recursos de personalização que deduzi que o plasma não tem fim.
Realmente o Gnome, KDE Plasma, Cinnamon são excelentes, ótimos mas o XFCE para mim se sai na vantagem já que ele mantem seu Classic eterno ainda mais que minha distro tem uma semelhança mistureba única peculiar de Windows 3.11/Lisa Apple 2/MSX Computer tudo em uma interface só, talvez seja essa a explicação que a galera tanto me perguntou no passado do ““Por quê eu curto tanto a minha distro ?””
Além é claro do maravilhoso suporte a drivers que ela dá a minha placa-mãe e funciona além do que eu queria, por isso sou apaixonado por essa distro.

No meu pc HP com processador Intel i7 + 16Gb de RAM + HD de 1 TB tudo funciona perfeitamente, rodando ubuntu 24.04. Não tenho nada que reclamar. Apenas não uso o Gnome, mudei para o desktop Cinnamon.

é só você instalar o SID tem muito mais emoção e os softwares estão mais atualizados

1 curtida

Arch Linux (Gnome 48).
Tudo funcionando perfeito.

4 curtidas

O Debian 12 funciona bem aqui, só que tá demorando um pouco mais no boot depois que adicionei zram, mas acredito que seja normal, pois numa vm em outro micro aconteceu a mesma coisa.

1 curtida

Eu vejo as distros como simbiontes, iguais os do universo do homem-aranha. Cada simbionte tem poderes diversificados, e seus usuários podem usá-los. No entanto, há usuários com mais compatibilidade com aquele simbionte, digo distribuição Linux.

2 curtidas