Seu HDD/SSD já deu algum problema por causa de muitas formatações?

Eu dei uma pesquisada e parece que isso é mito, mas não custa nada perguntar aqui, né? Só esse mês acho que já removi e fiz dual boot umas 5 ~ 7 vezes, o medo de dar um problema no HD é constante, e aí, já deu algum problema com você?

Agora vou parar de formatar, só irei testar o Manjaro XFCE de novo, caso eu veja que ainda não é pra mim eu vou pro Linux Mint e me aquieto lá :slight_smile:

2 curtidas

Em menos de um mês, formatei o PC 11 vezes e não explodiu o bichinho. Se for contar quantas vezes formatei no total, certeza que passa de 30 kkkk. Continua firme e forte meu guerreiro

3 curtidas

Tô com esse PC desde agosto e acho que já chego nesse patamar também, vamos ver no que da kkkk

Olha, o que chamamos de Formatação hoje em dia, não passa de uma simples realocação de dados, não vai danificar o HD (mecânico ok), pode se divertir instalando e testando todas as distros do mundo se vc quiser,(acredite, tenho Hds de mais de 1 década que são formatadas toda a semana) em um passado distante (realmente distante), podíamos fazer o que era chamado de Formatação de Baixo nível, com a total reconstrução de trilhas e setores, era muito útil para encontrar e marcas áreas danificadas, restabelecer a impressão magnética do disco entre outras coisas e isso sim, com o tempo poderia levar a uma degradação do disco ou até mesmo falhas internas por desgastes, já que cada procedimento levava muitas e muitas horas, hoje em dia, o que os fabricantes costumam liberar, é um software que faz o que chamado de ZERO FILL (preenchimento por zero), que pode ser usado para coisas importantes como impedir a restauração de um dado, apagar um vírus, e também para detectar e substituir setores sobressalentes válidos, ao gravar para os setores.

5 curtidas

Isso que eu “”""""“ouvi”"""""" do pessoal, só queria confirmar. Vlw :smiley:

Tenho dois HDs bem velhinhos.
Um tem 14 anos e o outro tem 11.

Nesse meio tempo, só fui trocando placa mãe, processador, etc, mas fui mantendo os HDs.

Se estiver em um lugar bem firme (sem trepidações), com uma boa fonte e uma boa instalação elétrica, até que esses bichos duram um bocado de tempo.

4 curtidas

Um reforço de minha parte, formatar é o mesmo que: digitar e salvar um texto, copiar e colar alguma foto, escutar uma música, assistir um vídeo, jogar um game, ou seja, lá no HDD tudo isso são: 0 virando 1 e 1 virando 0.

Seguindo as recomendações que o chimpa disse, os HDDs vão muito longe.

:pray:t2:

2 curtidas

Não e nem vai. No caso do HDD, há desgaste mecânico. No caso do SSD, há um número limitado de vezes em que pode ser escrito. Contudo, esses limites são muito altos. Pode formatar à vontade.

4 curtidas

Tenho 2 HDDs de 320 GB comprados em Março 2009.

Era neles que eu instalava 6 das minhas 12 distros (dualboot), até Janeiro 2020. Nunca apresentaram nenhuma falha, nenhum badblock.

Depois que passei a usar um SSD, uso esses antigos HDDs para partições de dados.

2 curtidas

Bom, já tenho um HD de 320GB (300 na verdade) desde 2012 no meu note, já formatei/atualizei o Windows umas 3 vezes (que eu acho até muito, considerando que eu conservo muito meu sistema), porem sempre que formato fico com uma sensação de que ele fica melhor (considerando que ele é “zerado”, sem apps nem nada), porem pretendo troca-lo para um SSD e instalar um Linux nele.

2 curtidas

Bom, ate hoje nunca tive esse tipo de problema.
Direto formato a segunda partição do SSD pra testar uma distro em dual boot com o Windows 10.

2 curtidas

Valeu pelas respostas pessoal, confesso que fiquei bem mais tranquilo agora kkkk

1 curtida

Só no ano passado eu devo ter formatado meu notebook umas 10 vezes testando um monte de coisas. Pode ficar tranquilo.

2 curtidas

Não

1 curtida