Alguém conhece algum plano de servidor mais barato (acessível) para eu instalar o Discourse (https://www.discourse.org), esta ferramenta de fórum usada no Diolinux Plus?
“Discourse is a JavaScript application that runs in your web browser, using the Ember.js framework. The server side of Discourse is Ruby on Rails backed by a Postgres database and Redis cache. You can deploy our standard Discourse Docker container on any virtualized cloud server (digital ocean, amazon ec2, rackspace, azure) with 1 GB RAM.”
Pesquisei na Hostgator e os planos de servidores compartilhados (mais baratos) que estão entre R$10,19/mês e R$27,29/mês não suportam a ferramenta. A opção mais barata é via um servidor VPS por R$61,79/mês.
Alguém conhece alguma solução mais econômica/barata/acessível?
Opa, sim, usamos este mesmo. O Discourse é uma aplicação relativamente pequena. Ainda que para o blog e o Diolinux Play a gente utilize a HostGator, para o forum, usamos a Digital Ocean. O dolar não é um grande amigo nessas horas, mas funciona bem, por usar apenas um dropblet docker de um Ubuntu Server. Numa VPS você pode, dependendo do que você quiser fazer, instalar mais de uma coisa, o maneira mais simples de usar o discourse é via docker de fato, se for pegar nas hostgator, use os nossos links, tem até 55% de desconto.
Estou com a demanda de criar um fórum para um projeto que não tem geração de renda, não tem fins lucrativos e cuida de questões sociais, ambientais e culturais. Ou seja, de baixíssimo orçamento que tende a se sustentar por doações. Como gostei do Discourse, então estou buscando soluções mais economicamente acessíveis para implementá-lo.
Desculpe-me ressuscitar o tópico, mas sou estudante de programação (com foco no back-end, faço curso de ADS), portanto esse tema me interessa demais.
A maioria dos sistemas de fórum tem seu back-end baseado na linguagem PHP (como pode ser visto aqui), uma linguagem que é suportada pelos serviços de hospedagens há eras. Mas o Discourse é diferente, que usa o framework Ruby on Rails no back end.
Chequei agora no site do Hostgator (link) e vi que essa empresa já fornece serviços de VPS, com suporte a Ruby on Rails e Postgres. Vocês já transferiram o fórum para a HostGator? Se não, por quê? De novo, minha curiosidade é mais porque sou estudante disso.
Oi Rasolar, mudamos recentemente nosso último servidor da hostgator para a cloud da hostinger. Mas o fórum sempre foi na Digital Ocean, ainda não temos parceria com eles, mas temos com a Linode, que é bem parecido, inclusive no conceito de marketplace.
Dá pra fazer deploy de um discourse bem rápido, se quiser usar o nosso link, vc recebe 100 dol de crédito para testar por 60 dias e ver se funciona para você: https://linode.com/diolinux