Servidores diferentes mesmo IP

Olá pessoal, sou novo nessa área de servidores, vps e afins, eu mantenho um servidor para um jogo “X” em uma vps e eu estava pensando se tem como eu criar mais um servidor para esse mesmo jogo só que usando uma porta de conexão diferente do primeiro servidor.
Eu sei que provavelmente não é possível e que parece uma duvida bem digamos que burra.
Se alguém responder dês de já agradeço

Também não sei muito kk, mas usar um subdomínio nao funcionária?

Eu não especialista na área, mas sou formado em computação, então já estudei alguns desses conceitos.

Porta e IP são coisas completamente diferentes. O IP identifica a máquina dentro de uma rede (pode ser a internet ou uma rede interna), e dentro de uma rede cada máquina obrigatoriamente tem que ter um IP único. Porta é como se fosse um identificador que identifica o que o programa vai ouvir.

Então por exemplo, digamos que você queira se conectar via SSH no servidor cujo IP é 1.2.3.4. Por padrão o SSH utiliza a porta 22, então você teria que pedir para se conectar em 1.2.3.4:22 (IP:porta). Se você pedir para se conectar em outra porta, o SSH não vai receber a requisição, pois está esperando requisições apenas naquela porta. O programa pode ter mais de uma porta, mas para isso o código do programa tem que suportar isso, tanto no cliente quanto no servidor. Porém, o IP não muda. Então você pode executar mais de uma instância do servidor do jogo no mesmo IP com configurações de inicialização diferentes, cada uma numa porta. Mas de novo, tanto o servidor quanto o cliente do jogo precisam suportar essas configurações.

Um bom exemplo são os servidores/runners de frameworks web, que podem ser configurados para serem executados em portas diferentes, o que pode ser bastante útil para o desenvolvimento, permitindo executar mais de um ao mesmo tempo na mesma máquina.


Só por curiosidade, é bem fácil encontrar listas das portas usadas por cada aplicação, e isso é bem útil ao se configurar o firewall ou abrir portas no roteador. Ex.:
http://bandwidthcontroller.com/applicationPorts.html

1 curtida