Servidor windows - clientes linux

Olá Amigos, sou iniciante no mundo Linux e recém empossada no meu cargo público de Técnica em Informática. No meu trabalho temos um Servidor e clientes Windows. Ano que vem penso em migrar grande parte do pessoal para Linux em virtude do licenciamento. É necessário alterar o Sistema Operacional do servidor também, ou consigo continuar utilizando o Windows e as demais máquinas da rede linux? Como sei que a galera vai reclamar bastante, penso em instalar o mint em virtude da facilidade para o usuario iniciante. Fazendo um primeiro teste, ao ingressar na rede pelo linux não consegui acessar o servidor , mas as outras máquinas estavam listadas . No windows consigo normalmente.

Me ajudem!!!

1 curtida

Como ninguém respondeu ainda, vou dizer o que eu “acho”, visto que não sou da área de redes.

Sobre o servidor ser Windows, e as máquinas clientes serem Linux, provavelmente você precisará fazer o uso do “Samba”: Como instalar configurar o Samba no Ubuntu, Linux Mint, Debian e derivados! - SempreUpdate

A solução nesse caso seria o Samba mesmo.

https://www.samba.org/

No Wiki da distro que for usar deve ter material mais específico pra configurar o Samba.

1 curtida

Bem. Vai depender muito de quais softwares vão ser utilizados para o trabalho.

  • Vai ser um software local, na estação?
  • O banco de dados vai ser local ou remoto - Através de uma VPN (Uma LAN ligando dois ou mais locais fisicamente distantes em uma só rede local privada, mas pela internet)?
  • O servidor vai trabalhar com virtualização de outro(s) sistema(s) para gerenciar o banco de dados?
  • O software para uso dos funcionários só roda em Windows, ou ele é multiplataforma?
  • Ou o servidor vai ficar só para compartilhamento de arquivos?