Servidor windows - clientes linux

Olá Amigos, sou iniciante no mundo Linux e recém empossada no meu cargo público de Técnica em Informática. No meu trabalho temos um Servidor e clientes Windows. Ano que vem penso em migrar grande parte do pessoal para Linux em virtude do licenciamento. É necessário alterar o Sistema Operacional do servidor também, ou consigo continuar utilizando o Windows e as demais máquinas da rede linux? Como sei que a galera vai reclamar bastante, penso em instalar o mint em virtude da facilidade para o usuario iniciante. Fazendo um primeiro teste, ao ingressar na rede pelo linux não consegui acessar o servidor , mas as outras máquinas estavam listadas . No windows consigo normalmente.

Me ajudem!!!

1 curtida

Como ninguém respondeu ainda, vou dizer o que eu “acho”, visto que não sou da área de redes.

Sobre o servidor ser Windows, e as máquinas clientes serem Linux, provavelmente você precisará fazer o uso do “Samba”: Como instalar configurar o Samba no Ubuntu, Linux Mint, Debian e derivados! - SempreUpdate

A solução nesse caso seria o Samba mesmo.

https://www.samba.org/

No Wiki da distro que for usar deve ter material mais específico pra configurar o Samba.

1 curtida

Bem. Vai depender muito de quais softwares vão ser utilizados para o trabalho.

  • Vai ser um software local, na estação?
  • O banco de dados vai ser local ou remoto - Através de uma VPN (Uma LAN ligando dois ou mais locais fisicamente distantes em uma só rede local privada, mas pela internet)?
  • O servidor vai trabalhar com virtualização de outro(s) sistema(s) para gerenciar o banco de dados?
  • O software para uso dos funcionários só roda em Windows, ou ele é multiplataforma?
  • Ou o servidor vai ficar só para compartilhamento de arquivos?
  • Qual o orçamento disponível para a substituição de máquina (estação) - afinal com grana curta, tendo problema numa estação, ou essa se tornando inviável para uso, saber se é possível comprar uma máquina nova ou não é importante.

Esses fatores são particulares, mas devem ser pesados no planejamento de migração.

Obrigada amigo, estarei verificando!

  • Vai ser um software local, na estação?
    Sim.

  • O banco de dados vai ser local ou remoto - Através de uma VPN (Uma LAN ligando dois ou mais locais fisicamente distantes em uma só rede local privada, mas pela internet)?
    Aqui temos uma LAN.

  • O servidor vai trabalhar com virtualização de outro(s) sistema(s) para gerenciar o banco de dados?
    Não.

  • O software para uso dos funcionários só roda em Windows, ou ele é multiplataforma?
    Multiplataforma

  • Ou o servidor vai ficar só para compartilhamento de arquivos?
    Apenas compartilhamento de arquivos.

  • Qual o orçamento disponível para a substituição de máquina (estação) - afinal com grana curta, tendo problema numa estação, ou essa se tornando inviável para uso, saber se é possível comprar uma máquina nova ou não é importante.

Por se tratar de uma cidade do interior, caso ocorra algum problema com o Servidor, acredito que orçamento requisitado seria aprovado à Administração. Digamos que aqui é um órgão público.

1 curtida

Obrigada eweronurias!!!

Já tinha encontrado algo meio que superficial na net falando sobre o SAMBA, mas como sou usuaria iniciante no Linux, achei muito complexo. Estarei buscando maneiras de me aprofundar um pouco mais sobre isso.

1 curtida

O Samba é bem tranquilo de usar, tem muito material bom sobre ele. Pegou o jeitão, vai embora. Mas recomendo que comece com o material fornecido pela sua própria distro.

1 curtida

Obrigada!!!

1 curtida