Servidor Samba desconecta da rede ao copiar arquivo grande para o PC

Fala pessoal,

Vou descrever o cenário em detalhes para, na medida do possível alguém me ajudar:

Montei um pequeno servidor de arquivos usando o DietPi como distro pois é bem leve e servia ao propósito. Instalei o Samba e configurei o compartilhamento e funcionou tudo direitinho. Acesso a pasta no Windows, normal.

Subi alguns backups para esse compartilhamento um pouco grandes, cada um contendo em torno de 30, 40 e 50GB cada pasta (games).

O estranho acontece aqui: ao tentar fazer a cópia de volta para o meu PC, ele desconecta da rede, de forma que preciso reiniciar o servidor para ele voltar.

Engraçado: upload vai, download cai :confused:

A partição está formatada em ext4. A rede é cabeada.

O curioso é que ao puxar essa mesma pasta pelo meu notebook pelo WI-FI da minha casa vem de boa.

Não tenho ideia do que seja

1 curtida

O DietPi está em um Raspberry ou está em um X64 comum?
Se estiver no Raspberry eu posso fazer uns testes aqui para ver se acontece o mesmo.

Edit: Durante a transferência do arquivo, verifique o consumo de processador e IO com

sudo apt install iotop
sudo watch iotop
1 curtida

Está em um X64 comum. Vou postar o smb.conf aqui também para ajudar. Pode ser alguma coisa lá que passou batido

1 curtida

Fico no aguardo

Obs: o que chamo ali de “servidor” e “servidor2” são meus dois HDs, onde eu fiz dois compartilhamentos

O jeito vai ser ler os logs. Aparenta estar tudo bem esse arquivo samba.

Como faço pra capturar os logs?

cd /var/log/samba
Com o comando cat você abre o arquivo que esteja mais próximo ao momento que deu erro.

Beleza, assim que chegar em casa, faço esse teste e posto aqui OK. Por enquanto muito obrigado pela atenção brother :slight_smile:

1 curtida