SERVIDOR NAS: Montar em um computador separado ou em um computador que eu uso

Olá pessoal, eu estava acompanhando uns vídeos do DioLinux sobre FreeNAS e me veio algumas dúvidas, é mais recomendável eu criar um servidor NAS em um computador separado do que eu uso no dia-a-dia? Ou posso usar no meu computador normal? Pois pelo que andei analisando precisarei desses equipamentos caso eu preciso criar em um computador separado:

Kit xeon 2320 v3(Memória RAM + Processador + Placa mãe)
Cooler
Fonte 600w
Controladora Data
Cabos data
Adaptador Sara(pra me disponibilizar mais entradas de energia para os HDs)
E por aí vai mais alguns 3 itens que estou vendo se vale a pena, pelos meus cálculos isso tudo citado acima de + R$1mil

Já minha outra ideia é, usar em meu computador normal que tenho parado que é um Intel core i3 4130, fonte genérico 200w, placa mãe LGA1150 +8GB RAM DDR3 + HD 1TB

E minha terceira ideia é usar meu computador que uso no dia-a-dia, ele tem essas especificações:

Xeon E3 1281 v3
1TB SSD
PLACA MÃE LGA1150
16GB RAM

E nessa terceira ideia é usar uma controladora SATA + ADAPTADOR ENERGIA SATA + CABOS SATA

A conclusão que quero chegar é:
Qual a melhor alternativa? Comprar um kit xeon com placa e tudo pra servidor ou usar meu computador parado e usar nele ou usar meu computador do dia-a-dia como servidor?

Ainda estou iniciando nessa idéia, tenho 2x4TB de HDs e quero criar meu servidor para armazenar meus dados em casa e assim não depender de nuvem pagas e controlar meus próprios dados

1 curtida

O Kit Xeon até fica bom, mas como estamos em pandemia e o risco de taxar é grande, usa seu pc parado. Ele já é bacaninha para um Servidor NAS simples :wink:

1 curtida

Se você ja tem um conjunto parado então usa ele, inclusive esta dentro dos requisitos para o FreeNAS.
Nesse conjunto só trocaria a fonte já pensando em colocar vários HDs no futuro.

2 curtidas

Certo, amigo, agraeço sua ajuda, no caso eu trocando a fonte, e comprando a controladora Sata fica bom para fazer um NAS?

Sim, só fique atento se a controladora Sata que você vai comprar tem suporte para FreeNAS.

1 curtida

Entendi, estou pensando em usar o Open Media Vault pois meu projeto é simples e para uso doméstico mesmo, ia da certo hoje só que estourei a fonte kkk

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.