Servidor de arquivos em uma LXC ou uma VM?

Tenho uma infraestrutura que me permite subir uma LXC ou uma VM de maneira redundante, ou seja, com alta disponibilidade em servidores. Seria uma má prática eu rodar um servidor de arquivo em um container (LXC)?

Não sei o que é LXC mas existe vários servidores host que usam maquinas virtuais dentro do servidor host.
Bom, é isso que eu ouvi ou lê dizer.
As maquinas virtuais tem recurso em hardware para acelerar a virtualização de VM dentro de VM que fica dentro de outra VM.

Sabe aqueles sites que oferece maquinas para o usuário criar o seu próprio servidor no servidor dos mesmo, então, o que eles aluga para o cliente é uma maquina virtual, é por isso que tem flexibilidade dos recursos da maquina de acordo com a solicitação do cliente.

1 curtida

Obrigado pela respota, amigo! LXC é um plataforma de container do Linux. Na minha estrutura de hoje, eu consigo subir tanto este container quanto uma máquna virtual. Porém, estou indeciso em questão de estabilidade e desempenho.

Olá!

LXC é uma “virtualização” nível do OS. Terá mais agilidade e redução de banda em processos.
Porém tem que considerar os detalhes de full isolamento ou não, integração direta com host ou não, etc.
Vale pesquisar sobre o assunto.

De antemão um começo de informação pode ver aqui.

Por curiosidade, caso queira ver um projeto legal que usa virt/container LXC é o Waydroid, por isso ele tem velocidade bem alta se comparada com uma VM hyper n2.

#sucesso

2 curtidas

Mas em fim, não é uma má pratica usar maquinas virtuais em uma maquina de servidor. Vai depender da sua necessidade.
Tem lugar que coloca o banco de dados em uma maquina virtual dedicada.
Vc vai ter varias maquinas virtuais operando como se fosse maquinas físicas.
Alguns fornecedores de serviço usam varias maquina virtual que tem interação direta no hardware sem um sistema operacional hospedeiro. No seu caso esta fazendo com um sistema operacional hospedeiro, mas não tem problema.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.