Primeiramente, eu não tenho um notebook com placas híbrida, mas isso não impede de fazer essa pergunta e saber as vantagens, desvantagens ou mesmo impossibilidades.
Eu tenho um desktop com duas placas de vídeos (AMD) e recentemente resolvi colocar para funcionar a segunda placa em um sistema virtualizado (kvm + GPU Passthrough) com o Windows instalado. Seguindo as dicas de instalação e otimizações, fiquei com um sistema bem interessante, com ótima capacidades para jogo no windows. Eu diria que um usuário comum não conseguiria distinguir a perda de performance.
Não seria essa uma boa solução? O Linux ficaria com a placa integrada para uso normal, e a placa acelerada numa máquina virtual windows, para jogar quando quiser?
A informação é interessante, mas ta falando de placas híbridas ou virtualização?
virtualização mesmo que você tenha conseguido um resultado satisfatório pra você ainda não é o ideal, o ideal é poder no minimo rodar tudo com proton, Lutris ou wine puro ou no máximo porte. isso por varias razões. mas quando for possível vou testar.
para placas Hibridas o problema já ta sendo caminhado para a solução, instale RegataOS e seja feliz.
Isso talvez resolva a questão de dificuldade em instalar drivers (delega isso ao Windows), mas não resolve dois problemas:
Em laptops com um arranjo em que algumas das saídas pertencem à integrada e outras à dedicada, isso vai impedir, por exemplo, que o Linux use a saída HDMI e que o Windows use a saída interna do laptop. Para piorar, esse é o arranjo mais comum com placas Nvidia, as mais comuns (e mais potentes, já que praticamente só a Acer tenta vender RX Mobile ao invés das péssima R5XX) do mercado brasileiro.
a questão da bateria. Placas da Nvidia ainda não suportam, ao menos no driver oficial, o corte e reativação dinâmica do fornecimento de energia, exigindo ativação e desativação manual. E o Windows não vai ser tolo de desativar a única placa gráfica que o alimenta. (pode ser resolvido com um shell script usando bbswitch antes de iniciar e depois de fechar a VM, talvez).
E como disse @rp.serejo, Nvidia já está trabalhando em uma solução para isso, com os atuais drivers beta colocando a GPU no clock mínimo (ainda não zerado, mas é progresso) automaticamente fora do uso e respondendo ao PRIME offload já usado pela AMD (cujo suporte para placas híbridas no Linux é excelente; eu tenho vidas de bateria quase iguais no Linux e com os benchmarks que vejo de Windows).
Pode ser contornável usando o looking glass para mostrar a saída no linux, porém possivelmente terá que ter um monitor conectado apenas para o windows reconhecer alguma saída de vídeo.
.
Quando corregar o driver vfio-pci para a placa de vídeo, ela entra em modo de alto consumo? Acredito que não. Então só gastaria muita bateria no momento que fosse iniciada a máquina virtual, especificamente para jogos.
Isso permite Windows nas saídas da integrada, mas não, até onde sei, Linux nas saídas da dedicada. Se existir o Looking Glass também vai de Linux para Windows, vai ajudar nesse ponto.
Não quis dizer que ela entra em modo de alto consumo (mesmo sem driver nenhum, por padrão, placas Nvidia iniciam em baixa energia). A questão é que seria necessária uma intervenção manual para desligar a placa (o que o Optimus no Windows e a gambiarra Bumblebee no Linux fazem automaticamente) e zerar o consumo.
Meu ponto é que não seria a solução ideal: haveria consequências muito negativas para a experiência no Linux, e ela fica ainda mais questionável frente ao bom suporte da AMD e o suporte cada vez melhor da Nvidia.
Solução para poder usar o computador com baixo consumo de energia no linux e eventualmente poder rodar games com aceleração de vídeo, usando a máquina virtual.
estou pensando em fazer isto no meu avell,pois de certo modo gostaria de utilizar algumas aplicações windows(e sou contra wine e outras emulações,don’t try to change that, wine is an emulator and that’s it)
Eu não tenho placa híbrida, mas sim duas placas de vídeos no desktop. Está funcionando bem com o virt-manager, kvm, pci-passthrough. Jogo meus games bem de boa no Windows. O chato é que pra ficar bom, precisa usar hugepages, e é chato alocar metade da RAM depois que o computador já está ligado a alguns dias. Estou alocando já na inicialização e, se eu precisar de mais ram, desaloco o hugepages e depois precisa reiniciar para conseguir alocar novamente.