Seria bom se o Windows fosse open-source?

O maior diferencial do Linux é a variedade de distribuições, e isso se deve ao fato do código ser aberto. Ou seja, você pode pegar o código-fonte do Ubuntu e fazer uma distro baseada nele, e distribuir sem maiores problemas.
Vocês acham que o Windows ter código aberto seria bom para ele? Imagine só as “distros Windows” com
vários ambientes gráficos diferentes, e etc.

1 curtida

OpenSource e diferente de software livre, o sistema da Apple por exemplo, é OpenSource

Não, Ate pq seria desastroso deixar algo sensivel d+ na mão dos devs
Sem falar que se ela fizesse isso ela deixaria a segurança do sistema na mão do pessoal kkkk ai so ia ter vulnerabilidades de 15 anos ali e ngm ia olhar, Sem falar que o NT e bem estranho pro pessoal ate pq a logica das linguagens e outra

Não.

Se o Windows fosse livre, não teria implementado varias funcionalidades que facilitaram a vida do usuário, estaríamos décadas atrás em usabilidade amigável nos computadores, salvo o progresso que a Apple produziria, porém, sem concorrência para impulsionar a aceleração do processo.

Tanto Windows, como MacOS e Linux se beneficiam dos seus “concorrentes” e do modelo adotado por eles.

PS: Quem usou Linux antes do Kurumin e Ubuntu sabe do que estou falando.

2 curtidas

Poderia explicar pls?

OpenSource significa que o código é aberto

Software livre significa que além de OpenSource você pode fazer o que quiser com ele, so no modo OpenSource você pode legalmente fazer “distros”

1 curtida

Já usei CVEs do Windows 10 (quando eu esqueci a senha) que estavam presentes desde o Windows XP, nesse ponto poderia até melhorar

Na verdade essa e de propósito kkkkkkkkkk so na conta local e que isso funciona, ate pq nunca foi bem seguro manter as credenciais offline kkkkk alias qual e o CVE?

Opensource e software livre é “a mesma coisa”. São softwares que você pode analisar o código fonte, modifcá-lo, redistribuir e até vender se quiser.

Antes chamavam apenas de free software (software livre), porém na língua inglesa a palavra “free” significa de “livre” e “grátis”, era complicado fazer negócio ($$$) com os softwares (pois achavam que eram grátis). Daí surgiu o termo “opensource”, pra facilitar a vida de quem queria ganhar dinheiro com os softwares " livres" (Essa é a história que me contaram)

A galera do “free software” é mais “radical” quanto a misturar softwares de código aberto com proprietários, pra eles tem que ser só código aberto e “ponto final”. Já a galera do “opensource” é mais aberta quanto a isso, pode-se ter código aberto e proprietário sem problemas. (Essa é a minha impressão).

Recomendo você assistir esse vídeo do Dio :slight_smile:

Idealmente falando, TODO e QUALQUER software seria melhor se fosse open-source.

Só abro uma exceção: jogos (entretanto, excluo toda e qualquer engine, API, etc para criá-los, que idealmente deveriam ser todos open-source), exclusivamente porque prefiro mil vezes o modelo de compra tradicional (pagar pelo jogo uma vez e pronto nos casos dos offline ou pagar mensalidades no caso dos online) ou exibição de propaganda não personalizada.



Infelizmente não vivemos num mundo ideal, mas quanto mais projetos open-source são criados (ou convertidos para esse modelo), melhor.

1 curtida

Mas ele já é bom ué.
E não, eu não acho que ele se tornaria melhor ainda se fosse código aberto.

1 curtida

Em momento algum falei que o Windows não é bom. Apenas falei se seria bom ele ter o diferencial do Linux

Ahh sim, então acho melhor formula essa pergunta:

Pra mim deu essa impressão kkk xD
Acho que foi esse “ele” na pergunta.

Pronto, feliz agora?

1 curtida

Se um dia o ReactOS tiver uma versão final, o sonho de muitos se realizará:

1 curtida

Tem várias pesquisa “Windows CVE, privilege escalation”, no entanto, tem esse aqui que apesar de estar presente apenas de 2007 pra cá e já ter sido corrigido ela permite que vc explore a falha a partir da Conta Convidado,mesmo com login no MsA na conta principal

De onde tu turou que o MacOS é opensource? kkk

Pois é. Apenas o kernel e as ferramentas de terminal (shell, tar, etc.) são (daí que vêm os Hackintosh, fazendo patch pro kernel pegar em outros hardwares). A parte que mais interessa, a interface gráfica, não é.

A conta de convidado nem vem habilitada mais por padrão e na conta Microsoft vc não consegue destravar…
Alias Security Update Guide - Microsoft Security Response Center
Ja foi sanado faz anos… Então com certeza vc nem prática o básico quando o assunto e segurança no sistema

Minha resposta é: depende!

Se o Windows fosse desenvolvido no mesmo estilo que o Linux desde seus primórdios, teria sua comunidade e muito provavelmente o código seria de muita qualidade, não tendo tantos problemas como sempre teve.

1 curtida