Será que o Linux está ficando “rápido demais” para quem só quer usar o PC normalmente?

Tenho percebido uma coisa curiosa nos últimos anos usando Linux: muita distro e projeto parecem estar focando cada vez mais em usuários avançados, IA, automações, Wayland experimental, distros imutáveis, scripts complexos e setups super personalizados… enquanto o usuário “comum” só quer ligar o PC e trabalhar/jogar sem dor de cabeça.
Ao mesmo tempo, vejo muita gente nova chegando no Linux justamente porque o Windows está ficando mais pesado e cheio de coisas desnecessárias.
Mas aí surge minha dúvida:
Será que a comunidade Linux às vezes complica demais coisas simples?
Distros imutáveis realmente ajudam iniciantes ou só criam outra camada de aprendizado?
A obsessão por personalização e distro hopping atrapalha quem quer apenas estabilidade?
E outra: vocês acham que o Linux hoje acolhe melhor iniciantes do que há alguns anos? Porque vejo relatos bem diferentes dependendo da comunidade.
Curiosamente, muitos tópicos recentes no Diolinux Plus
e nas discussões da comunidade giram justamente em torno de customização extrema, Wayland, KDE vs GNOME, distros imutáveis e mudanças de workflow.
Queria ouvir opiniões sinceras de quem:
começou no Linux recentemente;
voltou depois de anos;
ou usa Linux há muito tempo e percebeu essa mudança na comunidade.

Bom, eu sou um usuário novo de linux, tem por volta de 7 meses que migrei definitivamente pro limux, e tem menos de 1 mes que fiz minha primeira migração de distro.

Minha sincera opinião, alguns assuntos me geram curiosidade e se limitam a isso. Exemplo como você disse, customização extrema. Eu uso meu PC para jogar e fazer o que eu gosto. A minha customização é deixar tudo preto, 0 animações, e um wallpaper legal. Eu gosto de ver o que a galera faz, widgets e tudo, porém nada disso me apetece. Nesse quesito eu nem tenho opinião para dar, eu gosto da liberdade de poder fazer o que quer, como quer.
O grande problema que vejo, é que se trata de muitas coisas técnicas nesse quesito, e isso pode afastar usuários comuns, pois pode adicionar camadas de complexidade sem necessidade. Digo sem necessidade porque o usuário comum nem sempre quer saber de customização extrema.

Sobre a curva de aprendizado, para mim, eu vejo como algo trivial. É o mesmo que mudar de telefone Android x iOS. Você aprende, descobre coisas e segue a vida.
Obviamente que se tratando de Linux se torna uma comparação bem pífia, pois os sistemas mobile são o que são, e você pode fazer o que foi permitido.
Em resumo, a adaptação vai do querer. Se você realmente quer usar o SO, você vai aprender e se adaptar.

A respeito da comunidade, aqui eu vou tocar num ponto mais delicado, mas muito usuário de Linux tem que fazer questão de encher a boca pra falar que usa Linux. É a mesma história do usuário de iPhone cantando vantagem a respeito da câmera. Isso obviamente é uma questão de maturidade, e muitas vezes de idade mesmo, até porque quando usei Ubuntu a primeira vez em 2012, que eu tinha meus 14 anos, eu usei pra ficar enchendo o saco em grupo de Facebook. Existe um certo saudosismo em fazer tudo por terminal, e fica maçante justamente pro usuário que só quer ligar, clicar, abrir seus programas usar e desligar o PC. E eu digo isso porque eu não uso windows sem antes fazer a maior limpeza no registro, um monte de script aqui e acolá, e várias firulas de otimização.

Pra resumir toda a minha opinião agora numa linha só, e trazendo um pouco de outra paixão, o mundo de sistemas operacionais é de certa forma parecido com o mundo automotivo.
O universo dos carros de montadora, e os carros preparados. A comunidade tem seus prós e contras, e cabe muito a quem está chegando entender também seu ponto. Honestamente eu não indico para quem quer um carro 0km, entrar em grupo de preparação de motores. Mesmo que você vá comprar um carro com preparação ou fazer algo simples. O paralelos com a comunidade é justamente esse, o usuário que busca apenas usar o SO, deve apenas baixar e usar. As dúvidas, bem como toda ferramenta, basta pesquisar.
Entrar em comunidade, participar de fóruns e tudo mais pode deixar a pessoa apavorada, independente da bagagem técnica que ela tenha.

Não, você só esta vendo a bolha voltada a coisas avançadas.

Instale o Zorin OS, o linux Mint ou até ubuntu, esqueça tudo que você falou e tente ligar o pc, trabalhar e jogar e veja se você tem alguma dor de cabeça ( Se vc for usuário de windows ignore a dor de cabeça da curva de aprendizado)

Linux ta muito mais facil que antigamente, eu demorei anos pra usar o Wine pq achava complicado/confuso, hoje com o Bottles.

Com o Flatpak, outra mão na roda, antes eu usava base Debian/Ubuntu pq era o mais facil de instalar oq eu queria devido aos desenvolvedores terem versões nativas para esses sistemas

Não é por que eu posso abrir o motor do meu carro e mudar o que eu quiser nele, que eu tenha que fazer isso toda vez, mas se eu entrar em uma bolha de gente que abre o motor toda semana eu vou achar que ninguém mais só usa o carro pra ir e vir.

Uso Linux desde os meus 13 anos de idade e agora estou no windows por um tempo.
Sobre oq eu acho, é bem simples.
O Linux é um conceito tão grande q passou a ser abstrato.
Linux pode hj ser sinônimo perfeito de acolhimento e estabilidade pra novatos, como o mint por exemplo, mas pode ser sinônimo de nicho ultra performático como o Void.
A questão é bem mais simples do q pensar em quantas distros existem e q estamos “desfocados dos novatos”, mas sim, como mostrar pra quem não quer mais o windows, qual distro perfeita pra ele. Não é algo problemático, tem distros focadas em inovações e tá tudo bem com isso, pessoas precisam desse tipo de coisa. Não importa se fica em novatos ou avançados, oq importa é simplesmente saber qual usar.

Bom dia. Uso Linux desde os remotos tempos de 1999 e posso te afirmar que atualmente é incontestavelmente muito mais fácil usar Linux em desktop como sistema operacional diário. O que ocorre é que com a popularização do pinguim, virou modinha ficar ostentando que usa Linux! Seja qual for a distro que você utilize, o que importa é fazer o trabalho a qual se propõe, deixando de lado as frescurices! No meu caso, uso Debian 13 e me atende perfeitamente, pois não tenho necessidade de tudo na última versão! Eu escolhi estabilidade e confiança e isso me basta! O que vale é resolver suas demandas sem se importar com opiniões alheias! Liberte sua mente das pressōes desnecessárias acerca de questões sem sentido! Um abraço.

O nicho “extremo” citado na verdade é a raiz do sistema. Houve um tempo que instalar o Linux era tarefa que demandava um curso ou ainda ler um livro. Isso na época dos anos 90.

Com o passar do tempo, foi ficando mais fácil para quem quer apenas instalar e usar. Primeiramente para usuários corporativos, onde havia um gestor do sistema e dezenas de pessoas que apenas usavam. Toda a complexidade ficava com apenas uma pessoa (ou um setor), e uma grande massa de profissionais usava o sistema em máquinas compradas especificamente para o uso, com compatibilidade garantida.

Chegando nos tempos atuais, há uma facilidade muito grande de instalar em uma variedade gigantesca de hardware. Cada distribuição foi se solidificando em torno de um tipo de usuário, embora, no centro da questão, é possível fazer qualquer coisa com qualquer uma, afinal o kernel é o mesmo.

Vejo que o usuário novo cai num problema comum de quem se liberta: o dilema da escolha. Um usuário aprisionado simplesmente usava o que tinha, que funcionava e não se importava de ser “minerado”. O usuário liberto vê um mundo aberto e não consegue escolher para onde ir: nunca foi a lugar algum! Nessa hora que a comunidade vai (na maioria das vezes) ajudar indicando por onde começar. Mas também chega a informação de quem tá lá na frente, aproveitando sua liberdade ao máximo, customizando seu sistema ou ainda usando uma tecnologia nova por ser entusiasta.

Enfim, é só uma questão de “enfrentar o novo”, pois uma vez vista a possibilidade de algo diferente, fica muito difícil voltar ao aprisionamento.

Por partes:

1. Você não precisar usar distros imutáveis
  2. Sim elas ajudam, pelo menos em teoria uma vez instalada você nunca mais mexe no sistema, você passaria a focar só nos apps

A obsessão por personalização e distro hopping atrapalha quem quer apenas estabilidade?

Atrapalha, mas eu não entendi a relação, tem gente que faz isso por diversão, é um grupo de pessoas adeptas do Ricing, você não precisa seguir essas pessoas, pense no Linux como folhas de oficio, tem gente que:

• Escreve
  • Desenha
  • Pinta
  • Faz origami
  • Faz kirigami
  • Tokapu (é o mais legal da lista)
  • Imprimir

Você não precisa fazer tudo, faz o que acha legal, ou nem faz, pega o papel e usa pra outra coisa

Como você percebeu depende da comunidade mas a nível sistema em geral melhorou, Terminal para coisas que você não usaria Terminal no Windows você também não precisa, via de regra é mais legal usar terminal, mas não precisa

Se você busca discuções técnicas vai encontrar gente técnica discutindo coisas técnicas usando linguagem técnica, é o normal, mas de novo, você não precisa disso

Bom, antigamente o Windows também era bem mais difícil. Meu primeiro laptop precisava de quatro CDs em ordem para instalar o S.O. Isso porque comecei no XP. Imagina quem usava disquetes, Windows 95 e DOS? Nem imagino, kkkkk.

Só sei que não mudou muito do Ubuntu 10.04 até hoje no quesito instalação. Antigamente, o Ubuntu cabia em um CD de 700 MB e sobrava espaço; hoje, nem sei se cabe em um DVD. Mas isso também mudou, e agora usamos pendrives para instalar. Acho que a tendência é ir ficando mais fácil com o tempo e novas tecnologias.

Cara, antigamente era difícil instalar qualquer sistema operacional em qualquer computador! Você diz que era dificil instalar Linux nos anos 90, mas era tão difícil quanto instalar o windows, o sun spark ou um beos. A diferença é que quem fazia isso não era um usuário comum, mas alguém que trabalhava na área. Até hoje, um verdadeiro usuário comum vai recorrer a um técnico para que o sistema seja instalado no SSD. O que realmente mudou foi a compatibilidade dos hardwares com o Linux.

Salve, tudo bem contigo?
Vou abordar alguns pontos que acabaram ficando de fora nas outras respostas.

Não existe uma comunidade Linux. Existem um número desconhecido de coletivos que giram em torno de um objetivo ou filosofia similares. Tentar definir todas as pessoas que usam Linux de alguma forma, como uma única comunidade é uma relativização muito forte.
Por mais que algumas vezes, acabemos fazendo isso para facilitar a comunicação.

Outro ponto é que, muitas comunidades são iniciadas em torno de pessoas/discussões técnicas e isso acaba “dando o tom” daquele grupo, o que pode dificultar a comunicação com pessoas não técnicas.

Se você olhar o histórico de algumas comunidades brasileiras, vai perceber um histórico consistente de dúvidas cotidianas e busca de apoio em tarefas como fazer um hardware funcionar - uma minoria é focada em personalização.

O distro hopping é um fenômeno individual, literalmente a pessoa precisa tomar uma ação para que isso ocorra. Então, basta que ela consiga definir claramente seus objetivos e focar neles. Em casos mais graves, que passem a beirar uma compulsão, um acompanhamento profissional pode ser uma boa idéia.

Eu achei esta aqui bem confusa, por Linux você quer dizer as comunidades? Se for este o caso, acho que depende muito - hoje você encontra todo tipo de comunidade na internet, então se alguma tem um comportamento agressivo, basta se afastar dela.

:vulcan_salute: