O “Distrotest” era um famoso website para testar distros sem precisar instalar no PC ou na VM. Sendo seu ‘slogan’ “test it before you hate it” (teste antes de odiar).
Aparentemento o dono do website não renovou o domínio, e o site caiu em outras mãos, sendo completamente diferente do anterior.
Cópias do original ainda estão disponíveis no Web Archive, mas obviamente as distros não funcionam.
Elaia, o site existe a muitos anos. Também acredito q foi vacilo com o nome do domínio, não apenas desistência.
Aliás, muito fácil dizer q foi perda de tempo dos outros, quando não se sabe a realidade atual da pessoa. Como eram as doações para o projeto se manter? As vezes o idealizador ficou 10 anos num emprego com bom salário e podia manter tudo sozinho, mas hj não.
há muito temos de entender que essa história de depender de doação é furada. ou se profissionaliza o trabalho ou não vai a frente. aquela história do linux torvalds de que “homens serão muito mais homens e compilarão seus próprios device drivers” n passa de outra conversa furada. posso comprar uma “licença” de meu pinguim, receber suporte diferenciado mas ela não oferece o serviço. já contribuí com trocentos outros por meio de… doações! o problema é que n temos uma forma eficiente de pagar pelo trabalho alheio, como tem o google. sempre contribuo com os apps que preciso, no android, pois muitas vezes é um valor em real que pode ser pago.
Por dois motivos basicamente, no Universo Linux vc tem três opções pra monetizar alguma coisa:
Você cria uma versão paga e uma gratuita onde muita gente (mesmo) vai te atacar e tentar afundar seu nome na lama por causa da versão paga e de decisões que você toma sem usar nem a gratuita nem a paga
Você transforma o usuário num teste laboratoarial perpétuo na versão gratuita e vende uma versão semi estável para algumas pessoas (ver tópico o que é uma distro estável)
Você cobra um valor variável (pague o quanto quiser pra usar/baixar) que nada mais é que um nome pomposo pra “doação”
Todo mundo que tentou algo diferente disso pelo que eu saiba pelo menos, falhou de forma retumbante e infelizmente o modelo de negócios do cara só se enquadra na 3a opção, pelo que pude ver na estrutura do site ele não tinha uma mega estrutura pra persistir os dados… E de toda forma se o site caiu por falta de doações é um indício que ninguém realmente ligava pro site logo ele não vai fazer falta
Fui tentar acessar umas semanas atrás, pensei que fosse algo temporário essa “queda”, tanto que nem se quer essa página aí louca do print aparecia, apenas ficava num loading infinito. Triste isso…